Adubos e Fertilizantes

Fertilizantes com aminoácidos otimizam o período de produção

Superação de adversidades e rápida recuperação após período de poda estão entre os benefícios dos aminoácidos para a agricultura


Publicado em: 19/01/2021 às 13:20hs

Fertilizantes com aminoácidos otimizam o período de produção

Devido às características climáticas regionais, a produção de algumas culturas é concentrada em determinada época do ano. Esse fator é de amplo conhecimento dos produtores, porém, o que muitos não sabem é que o uso de fertilizantes com aminoácidos pode ampliar e otimizar o período de cultivo, ofertando melhores condições para precificação do produto.

Pensando nisto, o gerente de marketing da Ajinomoto® Fertilizantes, Thiago Miqueleto, explica como esse tipo de tecnologia pode atuar para capacitar a produção além do período sazonal.

Retomada do crescimento após a poda

Os aminoácidos são aliados na recuperação das plantas após a poda, manejo que causa grandes danos, e quanto mais rápido elas se recuperarem e estiverem aptas a produzir, mais rápido darão frutos. Um dos maiores benefícios do AMINO® Arginine, fertilizante com arginina em sua composição, é que o produto ajuda a multiplicar as células das plantas e a recuperar as partes vegetativas, como folhas e ramos, com maior agilidade. Dessa forma, é possível ter uma janela mais eficiente de cultivo, não se limitando apenas à sazonalidade.

Preparação para mudanças climáticas

Além da poda, as mudanças climáticas também ocasionam períodos de estresse para a produção e influenciam na sazonalidade. Os fertilizantes com aminoácidos auxiliam na superação dessas adversidades. Por exemplo, bananas são sensíveis ao frio, e a produção pode ser prejudicada durante o inverno. Para que o impacto de baixas temperaturas seja minimizado, é possível utilizar AMINO® Proline, fertilizante com prolina e glicina betaína em sua composição. Estes aminoácidos atuam como uma “vacina” e permitem que a planta seja preparada previamente para essa situação de estresse e retome seu crescimento com maior velocidade, permitindo que a colheita seja realizada mais cedo e tenha frutos de melhor qualidade.

“Os fertilizantes com aminoácidos podem ser utilizados em todas as regiões, períodos e culturas”, destaca Thiago. “É interessante para os produtores ofertarem seus produtos em variadas épocas do ano, e este tipo de tecnologia auxilia na versatilidade da produção, pois favorece a condução das áreas mesmo em situações de estresse”, finaliza.

Fonte: Race Comunicação

◄ Leia outras notícias