Publicado em: 06/12/2023 às 12:20hs
Ao longo dessas cinco décadas, a unidade transformou-se no maior e mais avançado parque de produção, mistura e expedição de fertilizantes da América Latina. Empregando mais de mil colaboradores, o Complexo tem desempenhado um papel vital na evolução da agricultura e da indústria de fertilizantes na região gaúcha e brasileira.
A área que abriga o Complexo foi originalmente construída pelas Indústrias Luchsinger Madörin (Adubos Trevo) e adquirida pela Yara em 2000. Em mais de duas décadas de atuação, a Yara investiu significativamente na transformação da planta, dobrando sua capacidade de produção, mistura, ensaque e distribuição de insumos nos últimos sete anos, com um aporte de R$ 2,1 bilhões em 2016. Em 2023, a empresa norueguesa investe mais R$ 150 milhões em melhorias operacionais na planta.
Este ano marca o início da operação em capacidade plena, possibilitando que a Yara atenda a demanda do agronegócio brasileiro em diversos estados, incluindo Região Sul, parte do Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), região do Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins), Rondônia, além de exportações para Paraguai e Argentina.
A modernização do Complexo inclui uma transformação tecnológica significativa, com a automação de processos fabris, desde o recebimento da matéria-prima até a distribuição do produto final. A estrutura conta com um píer próprio, dois berços de atracação para navios de grande porte e modalidades de transporte variadas, como caminhões, trem e barcaças, garantindo acesso a todo território nacional.
Além dos avanços tecnológicos, a Yara implementou programas internos de qualificação, como o "Projeto Qualificar", em parceria com o SESI, para formação de operadores e funcionários da área de manutenção, preparando-os para os desafios da "fábrica do futuro".
De forma pioneira, a Yara passou a estampar em suas embalagens a mensagem de combate à exploração sexual infantil e ao trabalho análogo à escravidão, exibindo o selo do "Disque 100". Essa iniciativa contribui para a criação de uma rede de proteção aos Direitos Humanos, somando-se aos programas internacionalmente reconhecidos adotados pela empresa em toda a sua operação e cadeia de suprimentos. A Yara apoia iniciativas como o Pacto Global das Nações Unidas e os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, entre outros.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias