Soja

Uso de soja de ciclo precoce pode potencializar resultados agrícolas

Produtores rurais, agentes técnicos, estudantes e consultores comerciais de diversas cidades de Mato Grosso do Sul participaram, ao longo do mês de janeiro, dos seis dias de campo


Publicado em: 11/02/2014 às 13:50hs

Uso de soja de ciclo precoce pode potencializar resultados agrícolas

Os eventos, que reuniram cerca de 3 mil pessoas, tiveram como objetivo transferir conhecimentos sobre soja obtidos por meio dos resultados das pesquisas e ajustar o uso das novas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS). As atividades foram realizadas em parceria com a Fundação Meridional, cooperativas e empresas de consultorias agrícolas da região e das atividades desenvolvidas pela Embrapa, durante a Showtec, em parceria com a Fundação MS, em Maracaju.

O Supervisor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias da Embrapa Agropecuária Oeste, Milton Padovan, explica que por meio desses eventos a Embrapa está apresentando as vantagens do cultivo de soja com variedades precoces e que possuem alto potencial produtivo. Segundo ele, quando o produtor tem à sua disposição cultivares de soja de ciclo precoce, e realiza o plantio logo no início do período estabelecido pelo zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), possibilita a semeadura antecipada de milho. "Com o plantio antecipado de milho-safrinha, aumentam as possibilidades de ganhos de produtividade da cultura, pois a lavoura fica menos exposta a estiagem e ao frio, inclusive evitando possíveis geadas, que geralmente ocorrem no final do ciclo", explica Padovan.

O supervisor do Setor de Implementação da Programação de TT (Sipt) da Embrapa Agropecuária Oeste, Euclides Maranho, salienta que os dias de campo são importantes para todos os segmentos envolvidos com a cadeia produtiva da soja e explica "para os produtores e técnicos é uma boa oportunidade para conhecer as novas tecnologias e obter mais conhecimentos sobre a cultura da soja; para os obtentores e geradores de novas tecnologias é o momento de repassar as novas tecnologias, sejam de novas cultivares ou de processos de manejo e também de trazer para a instituição o retorno e o anseio dos produtores, possibilitando a prospecção de novos desafios para a pesquisa. É o momento de juntos, avaliar a safra em desenvolvimento e traçar estratégias para a próxima safra", destaca Euclides.

Os pesquisadores da Embrapa, Carlos Lasaro, Germani Concenço e Rodrigo Arroio participaram das atividades e o principal destaque foi dado para as BRS 359 RR e BRS 360 RR, ambas cultivares de ciclo precoce, desenvolvidas por meio do programa de melhoramento genético da Embrapa.

Características

A BRS 359 RR possui crescimento de tipo indeterminado, recomendada comercialmente para os produtores do MS, PR e SP. É uma variedade que pode ser plantada a partir do início de outubro, nas condições de MS, com alto potencial produtivo também em áreas com altitude acima de 600m. Apresenta ciclo precoce, com GMR igual a 6.0. Sua recomendação de densidade de plantas na semeadura gira em torno de 10 a 16 plantas por metro linear, podendo sofrer variações de acordo com o ano, região, altitude, tipo de solo e época de semeadura. Também possui resistência a doenças, tais como: cancro da haste e podridão radicular de fitóftora, e ao nematoide reniforme, além de moderada resistência a mancha “olho-de-rã”, oídio e ao nematoide de galhas Meloidogyne incognita.

A BRS 360 RR é uma das primeiras cultivares de soja RR da Embrapa, com tipo de crescimento indeterminado, recomendada para o MS, PR e SP. É considerada de ciclo precoce, com grupo de maturidade relativa (GMR) igual a 6.2. Possui alto potencial produtivo, com melhor desempenho em áreas com altitudes abaixo de 600m. Apresenta resistência a várias doenças foliares e de raízes, tais como: cancro da haste, podridão radicular de fitóftora e ao nematoide reniforme. É moderadamente resistente a mancha “olho-de-rã” e ao nematoide das galhas Meloidogyne incognita.

Fonte: Embrapa Agropecuária Oeste

◄ Leia outras notícias