Soja

Uma jornada de 40 mil quilômetros pelas lavouras de soja

Começou neste domingo, 27 de outubro, a maior expedição pelas lavouras de soja do País. A viagem, que faz parte do Projeto Soja Brasil, percorrerá, 13 Estados, acompanhando, do plantio à colheita, a safra 2013/2014 que promete bater novos números recordes


Publicado em: 28/10/2013 às 09:10hs

Uma jornada de 40 mil quilômetros pelas lavouras de soja

Depois de meses de preparativos, será dada a largada para uma fascinante viagem Brasil afora para conferir de perto o desenvolvimento de mais uma safra de soja. A expedição começa em Vilhena (RO), onde uma equipe composta por jornalistas, pesquisadores, especialistas e analistas de mercado, a bordo de duas caminhonetes, dará a largada para uma jornada de 40 mil quilômetros por 13 dos Estados maiores produtores do grão no País, acompanhando o desenvolvimento das lavouras e promovendo uma consultoria especializada para ajudar o Brasil a vencer os desafios e se manter no patamar de liderança da produção mundial de soja.

A expedição faz parte do Projeto Soja Brasil, uma realização do Canal Rural, da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT). Os repórteres Kellen Severo, João Bosco, Pedro Silvestre e Eduardo Ongaro registrarão todas as informações. Um veículo equipado com sistema de transmissão ao vivo acompanha a viagem, proporcionando notícias em tempo real.  Nesta segunda edição, analistas de Safras & Mercado esclarecerão dúvidas dos produtores rurais e conduzirão uma pesquisa a campo para traçar o perfil do produtor rural no País.

O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, o diretor executivo, Fabrício Rosa, e a jornalista Andrea Côrtes, assessora da entidade, também participam da expedição. Silveira espera encontrar realidades diferentes nos Estados da primeira rota, tidos como referências na produção do grão. “Acredito que encontraremos produtores que esperam que o clima ajude e o controle da ferrugem e da helicoverpa sejam eficientes”, diz.

Na passagem por Mato Grosso, agrega-se à expedição a equipe do Senar-MT, formada pelo analista de Educação Profissional Rural, Eduardo Silveira, e pelos supervisores, que acompanharão as visitas em seis regiões do estado. O presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT e presidente da Famato, Rui Prado, e o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, estarão presentes em alguns municípios. Prado ressalta a troca de informações sobre produção e a cobertura do Canal Rural, onde os produtores rurais poderão acompanhar em tempo real o desenvolvimento da safra do grão. “Isso é primordial para a produção. Além disso, todos poderão conhecer as transformações ocorridas em nosso Estado pelos treinamentos que sindicatos rurais realizam em parceria com o Senar Mato Grosso, que aprimoram o conhecimento do homem que trabalha no campo. Também participa da rota que passa em Mato Grosso o diretor técnico da Aprosoja MT, Luiz Nery Ribas.

Consultor do projeto desde a primeira edição, o agrônomo Áureo Lantmann, diz que a passagem por diferentes regiões proporciona uma visão ampla dos modelos de tecnologias utilizados na produção do grão. “Desta forma, poderemos avaliar de forma holística sua complexidade e identificar como o uso de algumas tecnologias pode ainda contribuir para o melhor desempenho desta cultura”.     

As rotas

A Expedição, que no Brasil começa neste domingo, 27/10, já havia percorrido o Meio-Oeste dos Estados Unidos em junho.

Na fase Brasil, a primeira rota terá duração de 27 dias, começando por Rondônia, onde a expedição encontrará lavouras já plantadas e agricultores preocupados com a logística para escoar a produção. Na sequencia, serão visitados municípios de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A segunda rota começa em dezembro, e inclui os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  

Outras três rotas serão percorridas no início de 2014, percorrendo os Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

E até começo de março, a expedição faz uma nova rota internacional, passando por lavouras da Argentina, do Uruguai e do Paraguai.

A jornada termina no mês de março no município gaúcho de Não-Me-Toque, durante a Expodireto Cotrijal 2014.

Cobertura intensa mostrará toda a viagem

A Expedição Soja Brasil contará com cobertura diária do Canal Rural nos programas Mercado & Cia (edições das 12h20 e 18h30) e Rural Notícias (19h), com participações ao vivo, mostrando a realidade das lavouras nas cidades percorridas na primeira e na segunda rota.  Além disso, reportagens especiais serão apresentadas nos telejornais do Canal Rural. O público poderá acompanhar todas as informações em tempo real no site especial do projeto (www.projetosojabrasil.com.br). No site, os internautas poderão conferir os bastidores da expedição no Blog Soja Brasil (blogs.ruralbr.com.br/sojabrasil).

Para quem prefere conferir tudo com a tecnologia mobile, está disponível e gratuito para download em smartphones e tablets o aplicativo do projeto, com notícias e informações como clima e cotações. A cobertura intensa possibilitará um levantamento ágil de informações para o produtor. “Sabemos que será uma safra desafiadora em função de novas pragas que ameaçam as lavouras, e esta agilidade será fundamental para auxiliar os produtores a conseguirem melhores resultados. Desta forma, nossas equipes estão preparadas para estar presente nos lugares onde os fatos vão ocorrer e mostrar ao vivo para todo o Brasil”, enfatiza Julio Cargnino, diretor de conteúdo do Canal Rural.

Há dois anos no Canal Rural, a jornalista Kellen Severo deixará temporariamente o estúdio onde apresenta o programa Mercado & Cia para sua primeira expedição pela emissora. Para ela, a visita a 13 estados irá proporcionar um olhar mais apurado sobre aquele Brasil que, muitas vezes, se esconde a dezenas de quilômetros das grandes capitais. “ O Projeto Soja Brasil vai ser um daqueles grandes presentes que a vida nos dá. Espero por uma experiência riquíssima, cheia de histórias, de superação, de aprendizado e consolidação!, diz.

Confira o dia a dia da 1ª rota

Outubro – Vilhena/RO (27); Vilhena e Campos de Júlio/MT (28). O roteiro segue por cidades mato-grossenses: Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra (29); Diamantino e Nova Mutum (30) e Tapurah e Lucas do Rio Verde (31).

Novembro – Municípios do Mato Grosso continuam na rota nos dez primeiros dias. Vera e Sorriso (dia 1º); Alto Garças e Rondonópolis (4); Campo Verde e Jaciara (5); Primavera do Leste (6); Nova Xavantina e Água Boa (7), Canarana e Querência (8).

Goiás entra na rota em Cristalina e Luziânia (11), Leopoldo de Bulhões e Paraúna (12), Rio Verde e Montividiu (13), Mineiros e Jataí (14) e termina em Serranópolis e Chapadão do Céu no dia 15. A partir do dia 18 a expedição começa a percorrer o Estado de Goiás a partir de Chapadão do Sul, e segue para São Gabriel do Oeste e Campo Grande (19), Maracaju e Rio Brilhante (20), Dourados e Caarapó (21) e termina no dia 22 em Naviraí e Mundo Novo.

O Projeto Soja Brasil conta, nesta edição, com patrocínio da Basf, Mitsubishi Motors, Monsanto e New Holland. O apoio é de Yara Brasil Fertilizantes. A coordenação técnica é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Fonte: ry Press

◄ Leia outras notícias