Soja

TO: Seagro promove 1º Seminário da Cadeia Produtiva da Soja, em Palmas

Os técnicos da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) estão finalizando os preparativos para o Seminário da Cadeia Produtiva da Soja


Publicado em: 11/08/2014 às 09:20hs

TO: Seagro promove 1º Seminário da Cadeia Produtiva da Soja, em Palmas

O evento será realizado na próxima terça-feira, dia 12, e reunirá produtores de soja, órgãos de assistência técnica, e instituições de pesquisa e extensão do Tocantins. As inscrições poderão ser feitas no local do Seminário, durante todo o dia no auditório da Secretaria, localizada na Quadra 112 Norte, Avenida NS 10, s/n°, em Palmas/TO.

O Seminário visa socializar as informações sobre a realidade, potencialidades e demandas da cultura da soja, oportunizando um debate entre os produtores e entidades relacionadas à área. Uma das palestras deve apresentar o Diagnóstico da Cultura da Soja levantado pela Seagro, enfatizando as principais vantagens e demandas da produção da soja no Estado.

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro Genebaldo Barbosa de Queiroz, o levantamento foi realizado in loco no mês de fevereiro deste ano com visitas a 70 propriedades de 28 municípios, divididos em cinco regiões do Estado. "O Diagnóstico foi realizado com a finalidade de observar como está a cultura atualmente e quais são as deficiências e potencialidades para, a partir desse documento realizarmos ações e elaborarmos políticas públicas dentro da cadeia produtiva da soja", explicou o engenheiro.

"O Seminário trará principalmente os temas que foram destacados no Diagnóstico, pois a intenção da Seagro é de apresentar, juntamente com os demais órgãos convidados, as ações que já existem para atender de forma satisfatória as demandas da cadeia produtiva", explica o diretor de Fomento a Agropecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos.

Parcerias

Dentre outros assuntos, o Seminário abordará a importância do Cooperativismo para a produção da soja, potencialidades e perspectivas da cultura nas regiões de Campos Lindos, Mateiros e em todo o estado do Tocantins, além das ações de pesquisas e transferência de tecnologias para a produção de soja.

O Seminário trará palestras ministradas por representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) – Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Associação dos Produtores de Soja do Tocantins (Aprosoja), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/ Centro Nacional de Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas (Embrapa/Cnpasa), Uniggel – Sementes, Sellar – Análises Agrícolas, Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), Universidade Federal de Pelotas – RS e produtores de soja.

Dados

A área plantada de soja no Tocantins teve um crescimento de 35,9% da safra 12/13 que era de 549,6 mil ha e passou para 746,9 mil ha na safra 13/14. A produção na safra 12/13 foi de 1.536,4 mil toneladas, já a safra de 13/14 foi de 2.127,9 mil toneladas um aumento de 38,5%. Já a produtividade de soja por hectare passou de 2.796 kg na safra 12/13 para 2.849 kg na safra 13/14. A área para expansão para o plantio de soja pode chegar até seis milhões de hectares no uso de área de pastagens degradadas e áreas de cerrado, que podem ser incorporados no processo produtivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro TO

◄ Leia outras notícias