Soja

TO pede para manter cultivo excepcional de soja nas planícies

Na safra 2020/21 foram plantados 71.327 hectares com este tipo de cultivo


Publicado em: 23/11/2021 às 18:00hs

TO pede para manter cultivo excepcional de soja nas planícies

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) protocolou, na sede da Superintendência Federal da Agricultura no estado, um processo onde solicita a manutenção da autorização de cultivos excepcionais de soja realizados nas planícies tropicais sob o sistema de subirrigação.

Segundo o gerente de sanidade vegetal da Adapec, Marley Camilo, a solicitação atende a uma medida estabelecida este ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a qual estabelece que, a partir de 2022, os estados que cultivam soja no período de excepcionalidade à janela de semeadura deverão oficializar este pedido anualmente ao Mapa.

A Adapec solicitou a manutenção do cultivo de soja no período de excepcionalidade para as finalidades de pesquisa, ensino e produção de sementes de soja conforme categorias e padrões autorizados pelo Mapa, inclusive para reserva de parte da produção de sementes para uso próprio.

A Agência juntou ao processo, uma Manifestação Técnica, onde ela justifica e embasa o pedido, com base em dados técnicos e na legislação estadual elaborada pela Agência, que demonstra o controle da ferrugem asiática na produção de soja nas planícies tropicais no período de excepcionalidade.

Na safra 2020/21 foram cultivados 71.327 hectares nas planícies tropicais tocantinenses, nos municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Dueré e Santa Rita. Segundo dados da Adapec, foram cadastradas na Agência, 140 propriedades rurais produtoras de soja semente, um aumento de 25% em comparação a safra anterior.

Fonte: Adapec - Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins

◄ Leia outras notícias