Publicado em: 13/03/2015 às 13:35hs
O 16º episódio do programa DuPont Colheita Farta TV vai ao ar neste sábado (14) no Canal Rural. O episódio revelará o perfil inovador e as estratégias empreendedoras que levaram ao sucesso no agronegócio os produtores de soja Cleudson Dutra e Bernardo Quantin Dalla Corte, das cidades de Cerejeiras (RO) e Júlio de Castilhos (RS), respectivamente.
Gravado nas propriedades dos dois convidados, o programa também terá como atrativo uma ampla abordagem sobre a importância do controle de pragas e da doença ferrugem asiática - desde a dessecação até a colheita da soja.
No município de Cerejeiras, uma das regiões mais úmidas do Brasil, o agricultor Cleudson Dutra tem controlado a ferrugem asiática com o fungicida Aproach® Prima. Ele conta à reportagem que boa parte de seu sucesso no manejo de sua lavoura de 1 200 hectares está relacionado ao uso do programa de tratamento da empresa DuPont.
“Na dessecação aplicamos o herbicida Classic®. Pela primeira vez tratamos sementes com o inseticida Dermacor®. No estágio de floração entramos com o inseticida Lannate® e na sequência usamos o inseticida Premio®. Estamos muito satisfeitos com o resultado: nossa expectativa é colher em média 65 sacas/ha”, resume Dutra.
Para Bernardo Quantin Dalla Corte, de Júlio de Castilhos, região central do Rio Grande do Sul, a expectativa nesta safra é colher no mínimo 50 sacas/ha na propriedade de 3 200 hectares.
“A região é montanhosa e ano passado teve um veranico que preocupou bastante, mas este ano foi mais tranquilo. O manejo da lavoura foi feito desde o tratamento das sementes, com o inseticida Dermacor®. Depois de um longo período aplicamos Premio® para controle das lagartas. Contra a ferrugem, usamos Aproach® Prima, que é um fungicida conhecido e controla bem. Não tem o que falar, é excelente”, assinala Dalla Corte.
Insumos de ponta - Aproach® Prima é considerado um insumo de alta performance na prevenção da ferrugem asiática. A utilização desse fungicida contribui para o máximo potencial produtivo da cultura, de acordo com André Moraes, líder de marketing da DuPont para o Brasil.
De acordo com Moraes, Classic®, por ser um produto seletivo, pode ser aplicado no pré-plantio - para o produtor iniciar o plantio livre da matocompetição - ou na emergência da soja. O herbicida figura entre as soluções mais eficientes do mercado no controle de invasoras de folhas largas, tanto na lavoura convencional como transgênica.
Premio®, acrescenta André Moraes, é um inseticida indicado para a fase vegetativa, na qual a planta se encontra em pleno estágio de crescimento. Com sua sistemicidade, Premio® transloca por toda a planta, protegendo a cultura contra um amplo espectro de lagartas, por um longo período, contribuindo para que a cultura entre na fase reprodutiva livre de lagartas.
Moraes destaca ainda que o inseticida Dermacor® tem se mostrado altamente efetivo no tratamento de sementes contra a ação da Helicoverpa já na fase inicial da planta de soja. “A tecnologia proporciona excelente manutenção do estande da cultura e protege com eficácia a semente”.
Outro item importante da linha DuPont para o manejo da soja, o inseticida Lannate® vem sendo usado há mais de 30 anos. Para André Moraes essa longevidade decorre dos resultados consistentes que a tecnologia transfere ao agricultor no controle de lagartas a partir do pré-plantio ou dessecação.
DuPont Colheita Farta TV é reprisado aos sábados, às 13h30 e domingos, 9h00.
Fonte: Assessoria de Imprensa DuPont Proteção de Cultivos/Brasil
◄ Leia outras notícias