Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 4ª se dividindo entre fundamentos e financeiro
A manhã de quarta-feira (4) é de estabilidade para os futuros da soja na Bolsa de Chicago
Publicado em: 04/05/2022 às 10:40hs
Depois das perdas das duas última sessões, perto de 7h40 (horário de Brasília), as cotações subiam enrre 0,25 e 1 ponto nos principais contratos, levando o julho a US$ 16,31 e o agosto a US$ 15,85 por bushel. O mercado tem estado muito volátil e buscando definir uma rota mais clara para as cotações.
No entanto, o mercado climático mantém essa intensidade nas movimentações, já que as primeiras preocupações começam a aparecer. O excesso de chuvas e as baixas temperaturas ainda limitam o ritmo do plantio nos Estados Unidos, que já apresenta atraso tanto na soja, quanto no milho. E as previsões seguem mostrando que todo o mês de maio tende a ser bastante chuvoso.
Ainda assim, embora o foco em Chicago seja a nova safra norte-americana, o financeiro ainda pesa bastante sobre o andamento das commodities, principalmente à espera da definição da nova taxa de juros nos EUA hoje pelo Federal Reserve.
"Fundos de índice continuam batendo em retirada, tendo em vista o aperto monetário nos EUA e o menor crescimento global. China com seus problemas internos e a inflação global corroendo o poder de compra da população. Tudo isso acaba reduzindo o brilho das commodities como forma de investimento", explica Eduardo Vanin, analista de mercado da Agrinvest Commodities.
Além dos juros nos EUA, nesta quarta chega ainda a definição também da taxa Selic no Brasil, pelo Copom (Comitê de Política Monetária), e também deve mexer com os mercados, já que deve ter impacto também sobre o câmbio.
Fonte: Notícias Agrícolas
◄ Leia outras notícias