Soja

SOJA: Produtor se retrai; preços sobem no mês

Mesmo com a expectativa de estoques mundiais elevados, vendedores brasileiros consultados pelo Cepea estão retraídos para novas negociações, no aguardo de preços maiores


Publicado em: 01/06/2015 às 10:15hs

SOJA: Produtor se retrai; preços sobem no mês

Apenas alguns negociam pequenos lotes, mas muitos não têm necessidade de “caixa” no curto prazo. Segundo pesquisadores do Cepea, em geral, produtores nacionais estão atentos à paralisação na moagem e no transporte na Argentina, principal exportadora de farelo e óleo de soja do mundo – funcionários de indústrias daquele país buscam melhoria salarial. A paralisação pode reduzir as exportações de soja e derivados da Argentina e prejudicar todo o setor agroindustrial do país. Quanto à demanda, está mais aquecida para óleo de soja.

Na sexta-feira, 29, o Indicador da soja Paranaguá ESALQ/BM&FBovespa, na modalidade spot (pronta entrega), referente ao grão depositado no corredor de exportação, foi de R$ 67,90/sc de 60 kg, elevação de 4,45% no acumulado de maio. A média ponderada da soja no Paraná, refletida no Indicador CEPEA/ESALQ, avançou 2% no mesmo período, a R$ 62,96/sc no encerramento de maio.