Publicado em: 12/11/2013 às 14:40hs
- Deverá haver incremento de área nova onde existem campos – diz João Villa, assistente técnico regional da Emater de Caxias do Sul.
O crescimento também se dá sobre áreas do milho, que está menos valorizado. Em Montauri, onde são cultivados cerca de mil hectares de soja, a família de Ademar Pasqualotto irá ampliar a lavoura em 20%.
O estímulo veio dos resultados da safra passada. Ele, o pai e o irmão colheram 237,6 mil quilos, em 55 hectares. O rendimento médio foi de 4,32 mil quilos por hectare (acima da média do Estado, de 2,69 mil quilos por hectare).
A família sempre cultivou o grão, mas foi na década de 1990, quando passou a usar o plantio direto, que o desempenho melhorou. Atualmente, os Pasqualotto investem ainda em adubação e correção do solo.
Mesmo que não seja a cultura agrícola predominante na Serra em número de produtores, a soja ocupa o primeiro lugar em extensão: quase 200 mil hectares numa abrangência de 48 municípios. As maiores áreas da região estão nos municípios de Muitos Capões e Vacaria.
Fonte: Zero Hora
◄ Leia outras notícias