Soja

Soja comprometida para exportação é recorde

Para março, embarque projetado total de soja em Março será de 15,5 milhões de toneladas


Publicado em: 31/03/2021 às 19:20hs

Soja comprometida para exportação é recorde

O volume de soja comprometida para exportação nos portos brasileiros atingiu novo recorde para o período, aponta a Consultoria AgResource Brasil. Até a sexta-feira (26 de Março), o total comprometido somava 35 milhões de toneladas, 14 por cento acima do mesmo período do ano passado, que era de 31,4 milhões de toneladas.

De acordo com os analistas, na comparação com a semana anterior, o crescimento no volume comprometido é de 3,1 milhões de toneladas, levando o total comprometido nesta temporada a atingir 41% do total projetado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que é de 85,1 milhões de toneladas. A média de 5 anos é de 37,6%.

“Do total de 35 milhões de toneladas já comprometido, 17,1 milhões de toneladas já foram embarcadas. E, deste volume embarcado, 11,6 milhões de toneladas nomeados para embarque em março foram exportados até agora”, informa a Consultoria.

Para março, a exportação projetada total de soja em Março será de 15,5 milhões de toneladas, baseado no lineup (fila de navios aguardando carregar). Segundo a AgResource, trata-se de recorde absoluto para o mês dentre todas as temporadas e acima dos 13,4 milhões de toneladas exportadas na temporada passada.

“Entretanto, com o ritmo lento no embarques desde o começo da temporada, assumimos apenas que entre 14 a 14,5 milhões de toneladas serão embarcadas durante o mês. Até agora, aproximadamente 3,320 milhões de toneladas que deveriam ser embarcadas em março, foram transferidas para abril, levando o total comprometido de 13.7 milhões de toneladas estimadas para embarcar em abril e 134,250 milhões de toneladas estimadas para embarcar em maio”, concluem os analistas.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias