Soja

Sementes de alta qualidade podem aumentar em mais de 35% a produtividade da soja

Estudos mostram que o uso de sementes com vigor e germinação superiores traz vantagens significativas para o rendimento da lavoura


Publicado em: 15/05/2024 às 14:30hs

Sementes de alta qualidade podem aumentar em mais de 35% a produtividade da soja

O uso de sementes de alta qualidade é fundamental para o sucesso da produção de soja. De acordo com estudos recentes, sementes com taxas de vigor e germinação superiores a 95% podem aumentar em mais de 35% a produtividade, permitindo que agricultores atinjam patamares acima de 100 sacas por hectare.

Para serem consideradas de alta qualidade, as sementes de soja precisam ter vigor e germinação elevados, além de pureza física e varietal, sem contaminação por sementes de plantas daninhas. A utilização de sementes com vigor inferior pode resultar em uma lavoura desuniforme, com baixa densidade de plantas, má distribuição e desenvolvimento inadequado, comprometendo a produtividade e o retorno econômico.

Um estudo do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas mostrou que um aumento no vigor das sementes pode resultar em melhorias lineares no crescimento das plantas, no número de vagens por planta, no número de sementes por planta, na massa de mil sementes e, consequentemente, na produtividade. A pesquisa concluiu que cada ponto percentual adicional no nível de vigor das sementes pode elevar a produção em até 28 kg por hectare.

Winicius Menegaz, gerente de produção de sementes da Girassol Agrícola, uma empresa referência no setor no Brasil, aponta que as sementes com vigor acima de 95% podem incrementar a produtividade em 842 kg/ha, um aumento significativo de mais de 35% em comparação com sementes de baixo vigor. A Girassol Agrícola está comprometida com a entrega de sementes de alta qualidade, sendo pioneira na safra 2024/25 ao garantir 100% de seu volume com sementes que possuam mais de 90% de IRG (Índice de Recomendação Girassol), que leva em consideração os testes históricos de vigor do lote, além da germinação.

Para os lotes com tratamento industrial de sementes (TSI), a Girassol oferece sementes com 92% de IRG e germinação. Com o tratamento completo e o novo BAG ATI, que proporciona uma atmosfera isolada para conservação das sementes, o produtor pode optar por lotes com padrão de 95%. Estudos internos da empresa sugerem que essa qualidade pode resultar em até 35% de aumento na produtividade, em comparação com sementes de qualidade inferior.

Menegaz destaca a importância de armazenar as sementes em embalagens adequadas para garantir a conservação da qualidade ao longo de um período que pode durar seis a sete meses. "Resultados preliminares mostram que a manutenção do vigor das sementes é favorecida pelo uso de embalagens especiais, como o BAG ATI, que superou em 5% o vigor quando comparado a embalagens convencionais", diz Menegaz.

O especialista enfatiza que não há solução mágica para a produtividade, mas o uso de sementes de alta qualidade, aliado a boas práticas agronômicas, é um passo fundamental para o sucesso. "A base do 'bom feijão com arroz bem-feito' é uma lei agrícola que permanece válida: usar as melhores práticas e os melhores insumos em cada etapa do cultivo. O sucesso raramente é obra do acaso; geralmente, ele vem para quem faz bem feito", conclui.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias