Soja

SAFRAS & Mercado revisa para baixo estimativa de safra de Soja devido a condições climáticas irregulares

A produção brasileira de soja na temporada 2023/24 está projetada em 161,377 milhões de toneladas, indicando um aumento de 2,2% em comparação com a safra anterior de 157,83 milhões de toneladas


Publicado em: 27/11/2023 às 18:00hs

SAFRAS & Mercado revisa para baixo estimativa de safra de Soja devido a condições climáticas irregulares

A produção brasileira de soja na temporada 2023/24 está projetada em 161,377 milhões de toneladas, indicando um aumento de 2,2% em comparação com a safra anterior de 157,83 milhões de toneladas, conforme divulgado pela SAFRAS & Mercado. Apesar da expectativa de ser a maior safra da história, a estimativa foi ajustada para baixo em relação à projeção inicial de julho, que era de 163,25 milhões de toneladas, representando uma redução de 1,15%.

A SAFRAS aponta um aumento de 2,1% na área plantada, estimada em 45,62 milhões de hectares, comparada aos 44,68 milhões de hectares na temporada anterior. A produtividade média é projetada para crescer de 3.550 quilos por hectare para 3.555 quilos.

Devido às condições climáticas irregulares, com baixa umidade e temperaturas elevadas desde outubro, ajustes finos foram feitos nos potenciais de produtividades médias em alguns estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, especialmente em Mato Grosso e Goiás. O analista de SAFRAS & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez Roque, destaca a possibilidade de novos cortes se o clima não melhorar, ressaltando, no entanto, que com uma melhora nas condições climáticas, boa parte das plantas pode se recuperar, resultando em produtividades ainda relevantes.

No Sul, a atenção está voltada para o excesso de umidade, que tem atrasado os trabalhos de plantio. Apesar disso, ainda não há indicações de perdas significativas no potencial produtivo das lavouras, conclui o analista.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias