Publicado em: 03/07/2019 às 19:40hs
A área plantada com soja nos Estados Unidos para a safra 2019/20 deve atingir 32,39 milhões de hectares, número abaixo das 34,24 milhões de ha sobre a estimativa de intenção de plantio divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla, em inglês) no final de março. A projeção para o plantio também é menor em relação aos 36,10 milhões de ha da temporada passada.
Segundo análise feita pela DATAGRO Consultoria, a divulgação do relatório do USDA, no último dia 28, trouxe impactos positivos para os preços da soja na Bolsa de Chicago (CBOT). No entanto, o bom movimento foi interrompido nos dias seguintes pelas quedas no milho e trigo, além da melhora do padrão de clima nos EUA.
Para o milho, as projeções de área plantada feitas pelo USDA foram consideradas negativas para os preços, uma vez que os 37,11 milhões de ha anunciados ficaram bem acima dos 35,20 milhões da expectativa do mercado, embora pouco abaixo dos 37,60 milhões da intenção de plantio divulgada em março. Ainda assim, os dados representam um avanço de 1% sobre os 36,07 milhões de ha da safra passada. O impacto foi de forte queda nos preços no dia 28, e também nos dias seguintes.
Em relação ao trigo, o relatório também foi negativo aos preços, já que a área de 18,46 milhões de ha divulgados ficou acima da expectativa média do mercado de 18,20 milhões, apenas um pouco abaixo dos 18,50 milhões de ha da intenção de plantio.
Apesar da repercussão negativa aos preços, a área total de trigo desta nova safra nos EUA está 4,4% abaixo dos 19,30 milhões de ha da safra anterior, com impacto também fortemente negativo nas últimas três sessões da CBOT.
Fonte: Datagro
◄ Leia outras notícias