Publicado em: 10/07/2014 às 13:20hs
Os produtores de soja de Vilhena (RO), distante cerca de 700 quilômetros de Porto Velho, iniciaram o período de vazio sanitário nas lavouras, segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). De acordo com o engenheiro agrônomo Sirley Ávila Queiroz, o período é ocorre entre os dias 15 de junho a 15 de setembro.
O engenheiro agrônomo explica que o vazio sanitário é realizado com objetivo de diminuir um dos fungos que atacam as lavoras de soja. Logo após a data determinada, o plantio do grão será iniciado na região.“Neste período, o ferrugem asiático da soja pode ser melhor controlado, o que vai garantir melhor produção na próxima safra”, afirma.
Nesta etapa do vazio, o produtor precisa eliminar toda soja voluntária na lavoura. “Soja voluntária é aquelas que nascem depois da colheita. Se um produtor for flagrado cultivando alguma planta assim, ele pode ser multado. A eliminação dela pode ser feita de várias maneiras, como através de gradeamento ou agrotóxico”, explica Queiroz. Segundo o agrônomo, o valor da multa pode variar de R$ 2 a R$ 7 mil.
Fonte: G1
◄ Leia outras notícias