Soja

Produtores conhecerão a China, maior cliente da soja brasileira

Em missão internacional da Aprosoja-MT, os participantes visitarão indústrias de processamento do grão, universidades e fazendas


Publicado em: 14/07/2014 às 13:20hs

Produtores conhecerão a China, maior cliente da soja brasileira

Produtores rurais de Mato Grosso conhecerão o maior mercado comprador da soja brasileira e mato-grossense. A Missão China inicia em 23 de julho e, durante 15 dias, a comitiva organizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) visita cidades importantes para o agronegócio. A China é responsável por 60% das importações do complexo soja do Brasil, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O produtor rural de Rondonópolis e conselheiro suplente do Fundo de Apoio à Cultura da Soja (Facs), Osvaldo Pasqualotto, participou da Missão China no ano passado e ficou impressionado com o país. “Mesmo sendo milenar, a China está em pleno progresso, desenvolvendo sua infraestrutura e abrindo mercados”, conta. Como agricultor, Pasqualotto verificou que o mercado chinês é grande e precisa ser abastecido. “Mato Grosso é o estado que tem condições de abastecer este mercado e estamos trabalhando para isso”, afirma.

Para o segundo vice-presidente da região Leste, Gilmar Dell’Osbel, o mais impressionante foi ver que um país com um bilhão de pessoas a mais que o Brasil é tão organizado. “Lá as coisas funcionam, as obras de infraestrutura são rápidas, tudo é eficiente”, conta o produtor rural de Querência que participou da viagem no ano passado.

O segundo diretor administrativo da Aprosoja-MT, Arlindo Cancian, que é produtor rural em Canarana, visitará o país pela primeira vez e está curioso. “A expectativa é grande, é sempre interessante conhecer nosso maior comprador e ver o que é feito com a nossa soja”, diz. Na programação, está uma reunião com a adida agrícola do Brasil na China, Andrea Bertolini, além de visita à indústria de soja Hopefull, ao porto de Tianjin, à Universidade Agrícola de Xibei e ao Museu da Agricultura, entre outros.

A Missão China também tem como objetivo entender os principais desafios chineses para continuar aumentando seu consumo de soja e, então, fortalecer a rede de relacionamentos e incrementar as transações comerciais.

Fonte: Aprosoja

◄ Leia outras notícias