Soja

Produtores belgas demonstram interesse em investir no Tocantins

O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, recebeu na manhã desta segunda-feira, 02, empresários belgas interessados em investir na produção de grãos, no Tocantins, especialmente no cultivo de soja


Publicado em: 03/12/2013 às 13:10hs

Produtores belgas demonstram interesse em investir no Tocantins

O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, recebeu na manhã desta segunda-feira, 02, empresários belgas interessados em investir na produção de grãos, no Tocantins, especialmente no cultivo de soja. Mas, antes disso, os produtores de médio porte estudam quais as regiões mais favoráveis para adquirir áreas. “É preciso pensar em água, regiões mais favorecidas pelas chuvas ou de projetos de irrigação”, destacou Padua, em sua apresentação.

Investidores estrangeiros só podem adquirir propriedades de até 1.200 hectares, conforme determina lei federal. Além de conhecerem mais sobre as potencialidades do Tocantins, os produtores quiseram saber sobre linhas de financiamento que podem ser acessadas e os incentivos que o Governo do Estado oferece. “É uma sondagem inicial, e uma prospecção de onde podemos adquirir áreas para vir investir no Tocantins”, declarou Shrejaa Martem. Padua orientou aos belgas a procurarem ainda agências bancárias a fim de se informar melhor sobre taxa de juros e linhas especiais.

Grãos

A produção de grãos não para de crescer no Tocantins. Conforme estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada no Tocantins na safra 2013/2014 deve aumentar em até 6,5% com relação à safra anterior, enquanto para a produção está previsto um aumento de até 11,4%. Na safra passada o Tocantins contava com 813,9 mil hectares, para a safra 2013/2014 estima-se que a área plantada seja de 866,5 mil hectares, enquanto a produção deve passar de 2,6 milhões de toneladas para 2,9 milhões.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro TO

◄ Leia outras notícias