Publicado em: 26/02/2014 às 11:30hs
Isso significa que a agilidade nos trabalhos resguardou parte importante da produção do tempo ruim, com as chuvas da semana passada.
Até o início da fase recente de chuvas, Mato Grosso vinha sendo considerado um oásis na safra 2013/14, já que outras regiões produtoras importantes, como Paraná, Rio Grande do Sul e parte do "Mapitoba" (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) sofreram com a estiagem.
Apesar das chuvas, a avaliação geral é que o ano deve ser de boa produtividade em Mato Grosso, diz André Debastiani, sócio da Agroconsult e coordenador do "Rally da Safra", viagem técnica que se repete há 11 anos. O Valor participou do quarto roteiro do rally deste ano e, entre 18 e 21 de fevereiro, visitou 13 cidades e cerca de 30 lavouras de norte a sul de Mato Grosso, que lidera a produção nacional de soja. A previsão da consultoria é que a produção no Estado aumente quase 21% no ciclo 2013/14, para 28,4 milhões de toneladas, um terço das pouco mais de 90 milhões que o Brasil deverá colher nesta temporada.
Fonte: Canal do Produtor
◄ Leia outras notícias