Publicado em: 27/10/2025 às 10:35hs
O plantio da safra de soja 2025/26 em Goiatuba, no sul de Goiás, registra avanço limitado devido à ausência de novas precipitações na região, segundo informações da Emater local. Até o momento, apenas cerca de 6% da área prevista de 90 mil hectares foi semeada.
O engenheiro-agrônomo Alceu Marques Filho explicou que a seca nos últimos dez dias tem impedido o avanço significativo da semeadura. “Os produtores estão aguardando novas chuvas. Há uma previsão para o dia 28, mas ainda nada muito concreto”, afirmou.
Alceu destacou que, historicamente, o início da semeadura em Goiatuba raramente se dá em outubro, sendo mais comum que as atividades de campo se intensifiquem somente a partir de novembro.
A Emater projeta que a produtividade média da soja nesta safra deve atingir 3.600 quilos por hectare em Goiatuba.
De acordo com levantamento da Safras & Mercado, a soja em Goiás deve ocupar 4,93 milhões de hectares na safra 2025/26, 1,6% a mais que os 4,85 milhões de hectares da safra 2024/25. A produção esperada é de 20,014 milhões de toneladas, representando aumento de 1,2% em relação às 19,786 milhões de toneladas da temporada anterior. O rendimento médio das lavouras deve atingir 4.080 quilos por hectare, ligeiramente abaixo dos 4.100 quilos por hectare colhidos no ano passado.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias