Soja

Plantio da soja atinge 10% da área projetada em Nova Mutum

Os produtores rurais da região de Nova Mutum aguardam ainda um bom volume de chuva para intensificar o plantio da safra 2013/2014 nos 360 mil hectares previsto. A semeadura já atinge 10% da área


Publicado em: 11/10/2013 às 12:40hs

Plantio da soja atinge 10% da área projetada em Nova Mutum

A confirmação é do vice-presidente da região norte da Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado de Mato Grosso,  (Aprosoja), Naildo Lopes, que recentemente realizou uma visita in loco nas propriedades da cidade e Santa Rita do Trivelato.

Segundo, Naildo Lopes, essa retardação no plantio da oleaginosa se deu em virtude da escassez de chuva. Ele afirmou que em algumas regiões dos dois municípios chegou a chover 180 mm, mais na grande maioria não chegou a 35mm, volume insuficiente para dar inicio ao plantio.

Devido às dificuldades enfrentadas na comercialização da ultima safra do milho, e pelo fato de haver grandes perspectivas para a próxima safrinha do milho, o vice-presidente da Aprosoja, região Norte, acredita que a maior parte dos produtores estão aguardando o inicio do plantio para a segunda quinzena deste mês, baseado na janela de 118 dias para a colheita.

Outro fator preponderante destacado por Naildo é sobre  o monitoramento da lavoura a partir do plantio, pois todas as atenções estão voltadas ao controle de pragas, e principalmente com o surto da lagarta helicoverpa, uma lagarta identificada recentemente, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão e que deve ser combatida no estagio inicio para não comprometer a produção.
 
O caminho é cada produtor manter uma atenção rigorosa para não sofrer prejuízos com a produção a exemplo do que aconteceu no estado na Bahia, onde produtores registraram perdas significativas por conta da helicoverpa, concluiu”.

Fonte: So Notícias/Agronotícias

◄ Leia outras notícias