Publicado em: 15/09/2014 às 10:20hs
A previsão de que segunda-feira vai chover está fazendo com que produtores de grãos do Paraná antecipem o plantio de soja. As plantadeiras estão em campo na região Oeste, dentro do período do vazio sanitário, em que as lavouras são proibidas como medida de prevenção à ferrugem asiática. O vazio sanitário termina justamente segunda-feira.
Esse plantio não é categoricamente reprovado pela fiscalização sanitária. Isso para os casos em que a soja só deve nascer após a chuva e, portanto, dentro do período legal. Os fiscais alertam porém que, se a soja nascer dentro do vazio sanitário (até segunda), ficará configurada infração e os produtores podem ser autuados e multados.
O Agronegócio Gazeta do Povo (AgroGP) apurou que não há fiscalização especial na véspera do plantio. Os fiscais seguem operação de rotina e aplicam autuações caso observem plantas nascidas dentro do período de vazio sanitário.
Até dia 14, foram aplicadas 100 autuações. Na próxima terça-feira deve sair balanço considerando o último mês do vazio sanitário, que começa sempre em 15 de junho. Em 2013, houve menos autuações: 78 ao todo. As multas vão de R$ 3,5 mil a R$ 12,5 mil.
Alerta
“O produtor tem que levar em conta que, se houver umidade no solo, a soja vai germinar”, aponta a agrônoma Maria Celeste Marcondes, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar). Ela alerta que o vazio sanitário é o único instrumento de combate à ferrugem asiática.
Os plantios começaram no início desta semana. Em condições favoráveis, a planta emerge num prazo de cinco a oito dias, de acordo com os técnicos.
Neste ano, o fato de o inverno ter sido menos rigoroso favorece a proliferação do fungo da ferrugem asiática. A previsão de El Niño moderado, com mais chuvas que o normal, também anuncia um clima de risco.
A antecipação do plantio mostra que alguns produtores desconsideram também o zoneamento agroclimático, que indica o prazo mais adequado para cada cultura. Em Cascavel, a semeadura deve começar a partir de 1º de outubro. A data mais próxima é 21 de setembro, que figura para municípios como Palotina e Juranda, na mesma região.
Fonte: Gazeta do Povo
◄ Leia outras notícias