Publicado em: 26/03/2014 às 11:50hs
Apesar do levantamento em andamento, o sindicato rural já aponta queda de pelo menos 10% da produtividade por hectare. "Em 60 mil hectares pesquisados, tivemos produtividade de 54 sacas em cada mim, enquanto esperávamos pelo 60 , como no ano passado" disse o presidente Laércio Lanz.
A justificativa para a queda foi o volume de chuva acima do normal para fevereiro, quando acontece a colheita. "Tivemos áreas alagas, perdemos em peso e na qualidade dos grão" explicou o presidente.
Lavouras chegaram ficar alagadas, impedido a colheita dentro da janela ideal, além de pontes e bueiros danificados, o que dificultou o escoamento. Chegou ser decretada situação de emergência, reconhecida pelo governo federal, mas ainda é aguardada liberação de recursos.
Conforme Só Notícias já informou, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontou no boletim, divulgado esta semana, que já chega a 92,5% ou 7,8 milhões de hectares colhidos, disponibilizando no mercado cerca de 24,38 milhões de toneladas, com uma produtividade média de 53 sacas por hectare. “As chuvas da última semana continuaram atrapalhando a colheita, que teve registro de menor produtividade nesta semana. Todavia, esta grande oferta não está inibindo a alta nas cotações da soja”, destacou.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias