Publicado em: 17/03/2014 às 11:50hs
No entanto, o delegado da Aprosoja, Emerson Zancanaro, afirmou que devido a um longo período de chuvas, as perdas no geral devem contabilizar entre 5 a 10%, embora admita que alguns produtores tiveram perdas significativas, colhendo em média, de 30 a 40 sacas por hectare. A média na cidade é em torno de 55. “Muitas áreas ficaram encharcadas e isso comprometeu a produção de muitas lavouras na região”, disse.
Segundo o delegado, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), confirmou também que a média no município de Nova Mutum, se manteve a exemplo da safra passada, isso porque tivemos um inicio de colheita muito positivo. O problema maior se deu a partir da metade do atual ciclo.
Emerson também ressaltou que os pequenos e médios produtores já devem concluir a colheita no inicio desta semana, já nas grandes propriedades a colheita deve ser concluída em no máximo uma semana e meia.
“O atraso na colheita da soja já comprometeu a safrinha do milho na região, estamos sem qualquer perspectiva para a safrinha deste ano, pois com a perda de quantidade de produção nesta safra da soja perdemos a janela da safrinha”, concluiu.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias