Publicado em: 02/03/2015 às 17:50hs
A colheita da soja 2014/15 no Paraná atinge 28% da área plantada. O milho foi retirado de 27% das lavouras. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral) e mostram avanço em uma semana de 4 pontos porcentuais para a soja e 9 pontos porcentuais para o milho. "Neste momento, a colheita da soja está mais devagar em função das chuvas e do atraso ocorrido no plantio na região norte (do Estado). O norte está bem defasado em relação aos números da mesma época do ano passado", explicou o engenheiro agrônomo do Deral Hugo Godinho.
A colheita no Estado está atrasada em relação à média dos últimos três anos (37%). Godinho ressaltou que, por enquanto, a paralisação de caminhoneiros não afetou o ritmo da colheita de verão no Estado. "O que a gente ouve é que, quando foi deflagrada a greve, o produtor correu para comprar diesel e fazer a reserva que podia", destacou.
Em algumas áreas produtoras do País, já existe preocupação com o fornecimento de diesel para operar colheitadeiras e plantadeiras. O Deral informa ainda que 49% da área destinada para a segunda safra de milho havia sido implantada até segunda-feira, 23. As condições de desenvolvimento são boas para 86% da soja, 88% do milho verão e 100% do milho safrinha.
Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
◄ Leia outras notícias