Publicado em: 12/11/2024 às 11:55hs
A cotação da soja registra nova queda nesta terça-feira (12) na Bolsa de Chicago, dando continuidade às baixas observadas na sessão anterior. Por volta das 7h35 (horário de Brasília), as cotações dos principais contratos futuros recuavam entre 7,25 e 9 pontos, com o contrato para janeiro negociado a US$ 10,15 e o de maio a US$ 10,39 por bushel.
O declínio no preço dos futuros de soja segue a forte queda no óleo de soja, que registra quase 3% de desvalorização na CBOT (Chicago Board of Trade). Segundo o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities, "o recuo no preço do petróleo pressionou os óleos vegetais, que já haviam atingido máximas em muitos meses na semana passada". Além disso, a Ucrânia deve ampliar sua área de plantio de girassol no próximo ano, o que pode elevar a oferta global de óleo de girassol, aumentando a concorrência.
Outro fator que preocupa os investidores é o clima na América do Sul, especialmente no Brasil, onde o avanço do plantio e as condições climáticas são monitorados de perto. A demanda chinesa e o comportamento do mercado financeiro também estão no radar. Nesta manhã de terça-feira, o dólar index apresenta alta frente a uma cesta de moedas, limitando o movimento de valorização das cotações na Bolsa de Chicago.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias