Publicado em: 16/04/2013 às 14:40hs
	Foram exportadas 1,46 milhão de toneladas do grão no mês. Embora o volume seja 208% maior que o embarcado em fevereiro, este é 35% menor que o ocorrido no mês de março do ano passado, informa a nova análise do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
	
	Com o aumento da oferta da oleaginosa no mercado interno devido à colheita que já  atinge 99,8% em Mato Grosso e com uma produção estimada em 23,58 milhões de toneladas, ainda há muita soja para  ser exportada pelo Estado. Com um volume tão pequeno sendo embarcado em março, é possível que haja volumes  consideráveis de soja sendo enviados com atraso para o exterior.
	
	Em vista disso, podem-se  observar neste ano grandes  volumes exportados até mesmo em  junho, período em que normalmente os embarques da oleaginosa já estão se  reduzindo. Esse atraso pode trazer consequências negativas à exportação de milho e de algodão a partir do mês de  julho, quando se ampliam  as exportações dessas duas culturas. 
	
	Os volumes a serem exportados no mês de abril  tendem a serem maiores  visto que  a evolução mensal da comercialização foi de 6,2 pontos percentuais atingindo 82,1%, fato que  demonstra que parte dos gargalos logísticos já foram solucionados com o fim da colheita.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias