Publicado em: 23/09/2014 às 17:30hs
Mato Grosso inaugura o plantio de soja da temporada 2014/15 com trabalhos adiantados. Levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que as sementes da oleaginosa ganharam o solo em mais de 250 mil hectares até o momento, o que representa 0,29% do total a ser dedicado à cultura pelos produtores do estado neste ano. As projeções preliminares apontam incremento de 5% no terreno a ser ocupado pela soja, que ficaria com 8,8 milhões de hectares. Nesta mesma época do ano passado, a semeadura da commodity ocupava 0,26% da área plantada.
A meteorologia deve dar respaldo ao avanço dos trabalhos de campo no Centro-Oeste. Não há previsão de fortes chuvas para os próximos dias, mas a tendência é que as precipitações fiquem irregulares. No Sul, porém, a frente fria que chegou na sexta-feira deve continuar atuando sobre a região e paralisar o plantio do milho, feijão e da soja. O volume de chuvas previsto para maior parte do território paranaense está entre 50 milímetros e 70 milímetros, mas há uma faixa central que pode receber até 100 milímetros de acúmulo entre a próxima quarta-feira (24) e domingo (28).
Potencial
27,6 milhões de toneladas de soja. É quanto Mato Grosso pode produzir de soja na temporada 2014/15, considerando as projeções de área e aumento de 1% na média de produtividade das lavouras. Se confirmado, volume será quinto recorde consecutivo do estado.
Fonte: Gazeta do Povo
◄ Leia outras notícias