Publicado em: 19/12/2014 às 18:50hs
DuPont Colheita Farta TV é exibido pelo Canal Rural aos sábados, às 9h00, com reprise às 13h30 e domingos, 9h00
O programa DuPont Colheita Farta TV deste sábado (20) contará as histórias de sucesso das famílias Cunha e Meggiolaro, que se tornaram conhecidos pelas bem-sucedidas estratégias de manejo na produção de soja na região Sul do País.
DuPont Colheita Farta TV foi criado para valorizar o trabalho do produtor, seus desafios, suas conquistas e o quanto o uso de tecnologia é crucial para a sustentabilidade do seu negócio. É patrocinado pela divisão de Proteção de Cultivos da DuPont do Brasil.
O roteiro-base dos episódios focaliza o desafio diário desses grandes empreendedores diante de variações climáticas e das oscilações do mercado mundial de commodities, por exemplo, além da busca incessante por competitividade através da tecnologia e dos ganhos em produtividade.
A reportagem desta semana terá como tema central a importância do controle de pragas na produtividade da soja, desde a fase da dessecação até a colheita, e foi gravada em lavouras do Rio Grande do Sul nos municípios de Estrela Velha e Panambi.
Em Estrela Velha, o produtor Amauri Cunha cultivou 430 hectares de soja na safra em andamento. O maior desafio é o controle da ferrugem asiática, mas ele encontrou a solução no fungicida Aproach® Prima. “Para a lavoura ir bem é necessário aplicar produto de qualidade, por isso só uso Aproach® Prima desde o lançamento. Sempre foi muito bom”, ressalta Amauri.
De acordo com a DuPont, o fungicida Aproach® Prima é um insumo de alta tecnologia. Rapidamente absorvido pela planta, o produto tem efeito sistêmico – age no interior dela – e tolerância à lavagem por chuvas. Proporciona ainda prolongado período de controle da ferrugem da soja. O agroquímico, reforça a companhia, é dotado também de outros diferenciais de ação que são percebidos pelos agricultores desde a fase inicial da cultura, com a aplicação de Aproach® Prima como preventivo, até o final do ciclo da ferrugem.
Já no município de Panambi, onde o agricultor Dari Meggiolaro, de 84 anos, cultivou 850 hectares de soja, o principal problema é a lagarta Helicoverpa. A estratégia de controle adotada até este momento, recomendada pela DuPont, é baseada no uso do tratamento de sementes Dermacor®. O método, segundo Dari, ofereceu uma proteção eficiente à cultura, permitindo um estande uniforme. Ele ainda aplica os inseticidas Lannate® e Premio®, e também está satisfeito com o resultado.
“Nesta safra estou fazendo a prevenção desde a semeadura da soja, tratando as sementes com o inseticida Dermacor®”, acrescenta Meggiolaro.
Segundo o líder de marketing da DuPont, André Moraes, Premio® é um inseticida de ponta da inovadora classe química das Diamidas Antranílicas. O modo de ação de Premio® ocasiona a parada alimentar das lagartas e cessa imediatamente o dano às lavouras.
“O produto protege a lavoura por períodos prolongados, é de baixa toxicidade e conta com perfil adequado no Manejo Integrado de Pragas ou MIP”, complementa Moraes.
Para o tratamento de sementes de soja, Moraes ressalta que o inseticida Dermacor® tem se mostrado altamente efetivo no controle da Helicoverpa. “O produto atua na fase inicial das plantas, proporciona excelente manutenção do estande da cultura e protege com eficácia a semente, que representa o maior investimento dos produtores”, explica o executivo.
Outro item importante da linha DuPont, o inseticida Lannate® vem sendo usado há mais de 30 anos nas lavouras do País. Para André Moraes, essa longevidade decorre, sobretudo, dos resultados consistentes que a tecnologia transfere ao agricultor no controle de lagartas, desde a fase do pré-plantio ou dessecação.
DuPont Colheita Farta TV é reprisado aos sábados, às 13h30 e domingos, 9h00.
Fonte: Assessoria de Imprensa DuPont Proteção de Cultivos/Brasil
◄ Leia outras notícias