Publicado em: 09/01/2015 às 10:20hs
Iguatama (MG) e Planaltina (DF) – Os Corso e Cenci, agricultores que se tornaram conhecidos pelo sucesso na produção de soja em Minas Gerais e no Distrito Federal, respectivamente, serão os protagonistas do sétimo episódio do programa DuPont Colheita Farta TV deste sábado (10).
DuPont Colheita Farta TV foi criado para valorizar o uso da tecnologia e a sustentabilidade do negócio dos agricultores brasileiros. É patrocinado pela DuPont do Brasil Proteção de Cultivos.
O roteiro-base dos episódios focaliza o desafio diário desses grandes empreendedores diante de variações climáticas e das oscilações do mercado mundial de commodities, por exemplo, além da busca incessante por competitividade através da tecnologia e dos ganhos em produtividade.
A reportagem desta semana terá como tema central a importância do controle de pragas na produtividade da soja, desde a fase da dessecação até a colheita, e foi gravada em lavouras de Iguatama (MG) e Planaltina (DF).
Em Iguatama (MG), Oswaldo Corso trabalha em parceria com o filho Mário, que comanda 1270 hectares de soja na safra em andamento. A expectativa de ambos é colher 100 sacas/ha, 20 sacas a mais do que na safra anterior. Mário ressaltou ao programa, por exemplo, que há cerca de três anos realiza todo o manejo da lavoura aplicando somente produtos da linha DuPont: o tratamento de sementes Dermacor®, o inseticida Premio® e o fungicida Aproach® Prima, principalmente.
Em Planaltina (DF), o produtor Alan Cenci cultivou 700 hectares de soja, e sua expectativa é colher 60 sacas/ha. Ele disse à reportagem do Canal Rural que ante o uso de irrigação e as variações climáticas, aumenta a possibilidade de ocorrência de pragas e doenças.
“Fazemos aplicação de produtos da linha DuPont de forma preventiva. Na safra em andamento usamos o tratamento de sementes Dermacor®; no pré-plantio, aplicamos o herbicida Classic® e o inseticida Lannate® para iniciar a lavoura no limpo, sem ervas- daninhas e lagartas”, explicou Cenci. Ele informou ainda que está programada a aplicação do fungicida Aproach® Prima, para proteger a soja contra a ferrugem asiática.
Aproach® Prima é um insumo de alta tecnologia. Rapidamente absorvido pela planta, o produto tem efeito sistêmico – age no interior dela – e tolerância à lavagem por chuvas. Proporciona ainda prolongado período de controle da ferrugem da soja. O agroquímico é dotado também de outros diferenciais de ação que são percebidos pelos agricultores desde a fase inicial da cultura até o final do ciclo da ferrugem.
Premio® é um inseticida de ponta da inovadora classe química das Diamidas Antranílicas. O modo de ação de Premio® ocasiona a parada alimentar das lagartas e cessa imediatamente o dano às lavouras. “O produto protege a lavoura por períodos prolongados, é de baixa toxicidade e conta com perfil adequado no Manejo Integrado de Pragas ou MIP”, assinala André Moraes, líder de Marketing da DuPont.
Moraes ressalta que o inseticida Dermacor® tem se mostrado altamente efetivo no tratamento de sementes visando o controle da Helicoverpa. “O produto atua na fase inicial das plantas, proporciona excelente manutenção do estande da cultura e protege com eficácia a semente, que representa o maior investimento dos produtores”, explica o executivo.
Outro item importante da linha DuPont, o inseticida Lannate® vem sendo usado há mais de 30 anos nas lavouras do País. Para André Moraes, essa longevidade decorre, sobretudo, dos resultados consistentes que a tecnologia transfere ao agricultor no controle de lagartas, desde a fase do pré-plantio ou dessecação.
DuPont Colheita Farta TV é reprisado aos sábados, às 13h30 e domingos, 9h00.
Fonte: Assessoria de Imprensa DuPont Proteção de Cultivos/Brasil
◄ Leia outras notícias