Publicado em: 29/08/2024 às 20:00hs
Os portos do Paraná registraram um aumento expressivo na exportação de soja nos primeiros sete meses de 2024, alcançando 9,41 milhões de toneladas, um crescimento de 16% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 8,08 milhões de toneladas. Esse desempenho é quatro vezes superior à média nacional, que registrou um aumento de apenas 4% nas exportações de soja, passando de 72,45 milhões de toneladas em 2023 para 75,39 milhões de toneladas em 2024, segundo dados do Comex/Stat, sistema oficial do governo brasileiro sobre comércio exterior.
A China se consolidou como o principal destino da soja exportada pelos portos paranaenses, absorvendo 94% do total exportado. Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, destaca que as perspectivas para os próximos meses são positivas, com expectativas de uma boa safra para o ciclo 2024/2025, cujo plantio se inicia em setembro.
O Porto de Paranaguá, em particular, teve um desempenho notável, registrando o maior crescimento em movimentação de soja entre todos os portos brasileiros, contribuindo significativamente para o aumento de 45% nas exportações de commodities pelo Paraná em relação ao ano anterior. Em termos gerais, o Paraná exportou 9,4 milhões de toneladas de soja em 2024, frente a pouco mais de 8 milhões de toneladas em 2023.
Entre janeiro e julho de 2024, os portos paranaenses movimentaram um total de 24,75 milhões de toneladas de mercadorias para exportação, um aumento de 4% em relação ao ano passado, quando foram exportadas 23,81 milhões de toneladas. Além da soja, o açúcar a granel e os contêineres foram os produtos que mais cresceram em volume exportado durante o período.
O açúcar a granel foi a segunda commodity com maior crescimento, com 3,35 milhões de toneladas exportadas em 2024, representando um aumento de 50% em comparação a 2023, quando foram movimentadas 2,24 milhões de toneladas. Os principais destinos desse açúcar foram Indonésia e Irã.
Em terceiro lugar, a movimentação de contêineres também apresentou um aumento significativo. Foram embarcados 461.808 TEUs (unidade equivalente a 20 pés de comprimento) no período, um crescimento de 38% em relação a 2023, quando foram movimentados 334.994 TEUs. A carne congelada, especialmente frango e boi, foi a principal commodity exportada nessa categoria.
Segundo Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná, parte desse crescimento se deve ao complexo de carnes, com destaque para o frango congelado, que consolidou o Porto de Paranaguá como o maior canal de exportação desse produto no mundo.
Os portos paranaenses também atingiram recordes históricos de movimentação no primeiro semestre de 2024, totalizando 33,78 milhões de toneladas, um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram movimentadas 30,89 milhões de toneladas. Os meses de janeiro, fevereiro, março e junho também registraram números históricos, com destaque para junho, que alcançou a maior movimentação mensal da história do porto, com 6,58 milhões de toneladas, superando o recorde anterior de 6,37 milhões de toneladas em dezembro de 2023.
Fonte: Portal do Agronegócio
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