Publicado em: 07/07/2025 às 14:00hs
A evolução da soja no Mercosul será o foco da conferência de abertura do Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e do Mercosoja 2025, que acontece em 21 de julho de 2025, às 19h, no Centro de Exposições e Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas (SP). O debate contará com a participação do pesquisador Romeu Afonso de Souza Kiihl (MGS Melhoramento Genético e Sementes), do professor Tuneo Sediyama (Universidade Federal de Viçosa), do ex-gerente global de pesquisa em soja na Nidera, Rodolfo Luis Rossi, e de Gerardo Bartolomé, do Grupo Dom Mário. A mediação ficará por conta do jornalista Giovani Ferreira.
O tema está alinhado à celebração dos 100 anos da introdução da soja no Brasil, ocorrida em 1924. Na conferência, será apresentado o histórico da soja na Argentina, terceiro maior produtor da cultura, pelos especialistas Bartolomé e Rossi, enquanto Kiihl, considerado o “pai da soja no Brasil”, e Sediyama abordarão a trajetória brasileira. “Será um momento único para ouvir essas personalidades que marcaram cinco décadas de evolução na cadeia produtiva da soja”, destaca Fernando Henning, presidente do CBSoja e pesquisador da Embrapa Soja.
Henning explica que o objetivo do debate é contar a história da soja, mas também evidenciar o cenário atual e como as conquistas do passado moldaram o sistema produtivo contemporâneo. Além do aprimoramento genético, o evento vai destacar o crescimento do mercado, a inovação industrial e os desafios logísticos enfrentados pelo setor. “Esperamos reunir toda a cadeia produtiva para que este bate-papo inicial sirva como referência para os desafios das próximas safras”, completa.
O pesquisador reforça que a conferência celebra a chegada da soja ao território nacional e a sua evolução em termos de produção, produtividade e expansão para novas fronteiras agrícolas, como Mato Grosso e outras regiões que se desenvolveram graças à soja. Em 2025, a Embrapa Soja comemora 50 anos de atuação, com diversos marcos históricos e uma missão voltada para apoiar decisões, fomentar políticas públicas e qualificar profissionais para o setor.
Henning ressalta ainda a importância da capacitação em diferentes regiões do país para antecipar os desafios climáticos, fitossanitários e estruturais que impactam a cadeia produtiva da soja em um país de clima tropical e dimensões continentais.
O Congresso CBSoja e Mercosoja 2025 promete ser um espaço de diálogo e reflexão, reunindo especialistas e produtores para celebrar conquistas e traçar caminhos para o futuro da soja no Mercosul.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias