Soja

Estudo confirma que não há diferenças entre os sistemas de manejo de soja

Resultado de um trabalho de cinco anos de pesquisa conduzida em solo brasileiro, foi lançado, no dia (18.02), o livro 'Monitoramento Ambiental - Soja Roundup Ready'


Publicado em: 05/03/2014 às 17:45hs

Estudo confirma que não há diferenças entre os sistemas de manejo de soja

O estudo demonstra a segurança da tecnologia quando comparada com a soja convencional.

Coordenado por um Conselho Científico, formado por cinco especialistas de renomado saber e oriundos de instituições de pesquisa e da Academia, o projeto - desenvolvido pela Monsanto - envolveu cerca de 50 técnicos de diversas áreas de especialização, tais como: Agricultura e Práticas Agrícolas, Bioquímica, Biotecnologia Vegetal, Ciência dos Solos, Entomologia, Fitopatologia, Fitossanidade, Genética, Indicadores Microbiológicos e Bioquímicos dos Solos, Macro e Microfauna dos Solos, Microbiologia e Resíduos, entre outras.

Para a execução do monitoramento, foram selecionadas áreas experimentais com dimensões variando entre 22 hectares e 44 hectares, em oito regiões representativas do cultivo de soja no Brasil, localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bahia. No total foram gerados 1.495 relatórios de atividade, de análise e consolidados que, analisados pelo Conselho Científico, foram posteriormente submetidos à CTNBio.

'Esse monitoramento ambiental foi o mais completo e extenso monitoramento já realizado no Brasil. O conjunto dos resultados obtidos na média dos oito locais, pelo período de cinco anos, não mostra diferenças significativas entre os sistemas de manejo, ou efeitos não previstos dessa tecnologia sobre o meio ambiente', destaca o Conselho Científico do estudo.

Fonte: Assessoria de Imprensa ANDEF

◄ Leia outras notícias