Soja

Esmagamento de soja em Mato Grosso cresce em outubro e impulsiona margens da indústria, aponta IMEA

Com a retomada das operações após paradas para manutenção, o processamento de soja no Estado registrou avanço de 6,9% em relação a setembro; margem bruta das indústrias também aumentou.


Publicado em: 24/11/2025 às 17:00hs

Esmagamento de soja em Mato Grosso cresce em outubro e impulsiona margens da indústria, aponta IMEA
Esmagamento de soja em Mato Grosso sobe 6,9% em outubro

O processamento de soja em Mato Grosso totalizou 930,59 mil toneladas em outubro, segundo dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). O resultado representa um crescimento de 6,91% em comparação a setembro, impulsionado pela retomada de unidades industriais que haviam interrompido temporariamente as atividades para manutenção no mês anterior.

Queda na comparação anual reflete menor demanda

Apesar do avanço mensal, o volume esmagado apresentou queda de 10,96% em relação a outubro de 2024. De acordo com o IMEA, o recuo é consequência da menor procura por coprodutos, como farelo e óleo de soja, observada neste período do ano.

Acumulado do ano tem alta de 2,6%

De janeiro a outubro, o Estado contabilizou 10,88 milhões de toneladas de soja processadas, o que corresponde a uma alta de 2,60% frente ao mesmo intervalo de 2024. Esse desempenho foi sustentado pela maior capacidade de processamento das indústrias, aliada à ampla oferta de grãos e à forte demanda registrada no primeiro semestre.

Margens das indústrias têm avanço de 8,6%

As margens brutas da indústria também apresentaram melhora. Em outubro, o indicador fechou o mês com média de R$ 473,28 por tonelada, o que representa um aumento de 8,59% em relação a setembro. Segundo o IMEA, o resultado foi favorecido pela queda mais acentuada nos preços da soja em grão em comparação aos coprodutos.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --