Publicado em: 03/07/2014 às 17:50hs
Um levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), aponta que entre janeiro e maio foram esmagadas 3,56 milhões de toneladas do grão, incremento de aumento de 9%, e de 2% em relação a 2010, cujo período registrou 3,48 milhões de toneladas.
Segundo o instituto, “o alto volume esmagado em 2014 é dado pela demanda aquecida dos seus subprodutos, com as cotações internas tanto do óleo como do farelo mantendo-se firmes. Apesar de algumas regiões terem registrado uma leve queda no volume esmagado em maio, o mercado apresenta boa expectativa com relação à demanda interna de 2014”.
No último boletim, o Instituto estimou alta considerável para produção de soja transgênica na próxima safra. Destacou o custo em R$ 2.411,56/ha, elevando-se em 5,2% em relação à safra 2013/14. “Este aumento já era aguardado pelo mercado, em virtude da maior demanda pelos insumos, além de a alta do dólar também contribuir para este aumento. Fato que já preocupa, uma vez que as cotações podem não acompanhar o ritmo dos gastos e assim comprometerem a margem de lucro do produtor”.
Não há estimativa para produção da soja transgênica, no entanto, de modo geral, incluindo a convencional, são esperadas 27,3 milhões de toneladas. Conforme o Imea, as cotações internas encerraram a semana passada com média de R$ 55,08/sc. Apesar dos bons preços do grão no Estado, o produtor aguarda que ele suba ainda mais para efetuar a venda sua soja.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias