Soja

Embrapa Cerrados apresenta cultivares de soja no AgroRosário 2014

Em mais uma edição da vitrine de tecnologias agropecuárias que mais cresce na Bahia, o AgroRosário, a Embrapa Cerrados vai mostrar cultivares de soja adaptadas aos sistemas produtivos do Oeste baiano


Publicado em: 07/03/2014 às 16:00hs

Embrapa Cerrados apresenta cultivares de soja no AgroRosário 2014

O evento será realizado nos dias 7 e 8 de março na J&H Sementes, em Correntina (BA), e contará com a participação de 60 empresas de máquinas, implementos, insumos e serviços, que vão demonstrar as mais modernas tecnologias e soluções para o desenvolvimento agrícola da região.

Desenvolvidas em parceria com a Fundação Bahia e com a Fundação Cerrados, as cultivares de soja da Embrapa buscam atender às demandas dos produtores e às exigências dos mercados nacional e internacional, aliando elevada produtividade e estabilidade à arquitetura de planta que favorece o manejo de insetos pragas e doenças foliares e à resistência a nematoides.

No AgroRosário 2014, as cultivares BRS 7980, BRS 8780 e BRS 313 (Tieta) são destaques nas rotatórias da vitrine de tecnologias. Os visitantes poderão também conhecer as cultivares BRS 8180RR, BRS 8280RR, BRS 8480, BRS 8381, BRS 313 (Tieta) e BRS 314 (Gabriela), que estão plantadas em faixas.

Os pesquisadores Sebastião Pedro, da área de melhoramento genético, e André Pereira, da área de fitotecnia, estarão no estande da Embrapa Cerrados para apresentar os materiais aos visitantes.

Conheça os materiais que serão apresentados pela Embrapa Cerrados no AgroRosário 2014:

Convencionais:

BRS 7980 – potencial produtivo com estabilidade; resistente ao nematoide de cisto (raças 1,3) e aos nematoides causadores de galhas (M. javanica e M. incognita).
BRS 8381 – altíssimo potencial produtivo com estabilidade; hábito de crescimento ereto, arquitetura arejada, auxiliando no controle das principais doenças (ferrugem e mofo branco) e lagartas; resistente a M. javanica.
BRS 8480 – potencial produtivo com estabilidade; baixo fator de reprodução de Pratylenchus brachyurus; resistente a M. javanica.
BRS 8780 – alto potencial produtivo com estabilidade; resistente aos nematoides de galha (M. javanica e M. incognita).
BRS 313 (Tieta) – pode ser semeada em toda época recomendada (novembro e primeira quinzena de dezembro); alto potencial de rendimento.
BRS 314 (Gabriela) - pode ser semeada em toda época recomendada (novembro e primeira quinzena de dezembro); alto potencial de rendimento e estabilidade; pode ser utilizada na abertura de áreas.

Transgênicas (RR)

BRS 8180RR - potencial produtivo com estabilidade; alia os benefícios do Roundup Ready® a resistência aos nematoides de galha (M. javanica e M. incognita); tolerante ao vírus da necrose da haste.
BRS 8280RR – potencial produtivo com estabilidade; alia os benefícios do Roundup Ready®.

Fonte: Embrapa Cerrados

◄ Leia outras notícias