Soja

Embrapa apresenta tecnologia para classificação da qualidade de grãos de soja

Um sistema que utiliza visão computacional, técnicas fotônicas e ferramentas de inteligência artificial para análise de defeitos em grãos de soja de forma automática – fermentados, ardidos, queimados, mofados, esverdeados, imaturos, entre outros defeitos físicos - sem cortá-los, e que emite relatórios de qualidade do lote do grãos com mais rapidez e objetividade é destaque no Famato Embrapa Show, em Cuiabá (MT).


Publicado em: 27/06/2022 às 09:20hs

Embrapa apresenta tecnologia para classificação da qualidade de grãos de soja

O evento, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop – MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), ocorre de 22 a 24 de junho, no Cenarium Rural. O objetivo é facilitar o acesso de agricultores e pecuaristas a mais de 60 tecnologias 100% prontas para uso imediato, sendo muitas delas gratuitas.

A tecnologia, batizada de GRAS – Grain Analytic System -, resultado de dois contratos de cooperação técnica entre a Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e a startup Brasil Agritest, será apresentada a convite dos organizadores do evento. 

“É uma feira estratégica para que possamos nos aproximar do setor produtivo, construir parcerias importantes para a validação da tecnologia em ambiente significativo, além de buscar investimento para que, em 12 meses, tenhamos finalizado e validado nossos equipamentos também junto aos produtores”, explica Anielle Ranulfi, líder de Pesquisa & Desenvolvimento da Brasil Agritest.

Comércio internacional

“O controle de qualidade dos grãos de soja, principalmente no que tange à classificação de defeitos, é de extrema importância para o comércio internacional, principalmente, neste momento no qual a China sinaliza a exigência de mais qualidade dos grãos brasileiros”, argumenta a líder da pesquisa Débora Milori.

“Por isso, a segurança na avaliação de defeitos, com a eliminação da subjetividade da classificação visual e manual, em tempo muito menor do que o método convencional, será um diferencial competitivo”, acrescenta Débora, atual chefe adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação.

“Esperamos que o sistema seja utilizado desde os produtores até as certificadoras e as tradings. A participação da Embrapa é fundamental para que a gente tenha chegado até onde chegou e, com certeza, avançaremos muito!”, acrescenta Anielle Ranulfi, que representou a empresa no desafio de startups AgriFutura 2022, realizado em São Paulo, quando a tecnologia venceu a categoria Produto Mínimo Viável (MVP).

RMN e Aquicultura

A participação da Embrapa Instrumentação no evento inclui a apresentação de outras tecnologias como o SpecFit, em parceria com a startup Fine Instrument Technology (FIT), que utiliza Ressonância Magnética Nuclear para análise de grãos e alimentos de forma rápida em não destrutiva - já está em 23 países.

A Sonda Multiparâmetros para Aquicultura, fruto da parceria com a startup Acqua Nativa Monitoramento Ambiental, permite aferir - em tempo real e de forma remota - por meio de celular, tablet ou computador, 14 parâmetros como pH, oxigênio dissolvido e temperatura da água de viveiros destinados ao cultivo de organismos aquáticos, como peixes e crustáceos. 

Técnica da NASA e Saneamento Rural

Outro destaque a ser apresentado pela Embrapa Instrumentação e pela  startup Agrorobótica é o AGLIBS, um sistema com inteligência artificial e laser para análise de solos na agricultura que utiliza a mesma técnica que a NASA embarcou nos robôs para avaliação do solo de Marte (LIBS) e, atualmente, é utilizado numa plataforma para certificação de carbono e nutrientes em solo de forma rápida, econômica e precisa, sem gerar resíduos

O público do Famato Embrapa Show vai encontrar ainda tecnologias para saneamento básico rural como a Fossa Séptica Biodigestora, que trata o esgoto do vaso sanitário e produz um efluente que pode ser utilizado no solo como fertilizante; o Jardim Filtrante, um pequeno lago impermeabilizado, que contém pedras, areia e plantas aquáticas para tratar a água de pias e chuveiros; além do Clorador Embrapa, de baixo custo e fácil instalação, para clorar a água do reservatório (caixas d’água) das residências rurais. 

A estimativa dos organizadores é de que cerca de 500 pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores, técnicos e consultores ligados ao agro participem do Famato Embrapa Show, cujo planejamento começou em 2018. A programação técnica e da mostra de tecnologias pode ser acessada, na íntegra, no endereço https://sistemafamato.org.br/famatoembrapashow/.  

Fonte: Embrapa

◄ Leia outras notícias