Soja

DuPONT premia produtores campeões de produtividade de soja -2014-2015

Este concurso foi realizado em toda fronteira agrícola, dividindo os produtores em dois grupos: os produtores do Cerrado e os do Leste que obtiveram maior produtividade (Kg/ha)


Publicado em: 03/09/2015 às 08:15hs

DuPONT premia produtores campeões de produtividade de soja -2014-2015

Realizou no dia 28/09/2015, com a liderança da DUPONT e de várias personalidades do agronegócio, inclusive com a presença do ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues, que abriu a reunião com uma palestra sobre a agricultura no contexto atual, a quarta edição do Concurso Colheita Farta, no Hotel Unique, na cidade de São Paulo, com a apresentação dos treze principais finalistas, produtores de soja, dentre os 308 inscritos no certame. Este concurso foi realizado em toda fronteira agrícola, dividindo os produtores em dois grupos: os produtores do Cerrado e os do Leste que obtiveram maior produtividade (Kg/ha).

Como metodologia utilizada, cada produtor reservou uma área com cerca de trinta hectares cultivados com soja- o mínimo exigido foi dez hectares- para que fossem implantadas as técnicas recomendadas pelo concurso: controle de pragas- utilizando para tal, os fungicidas Approach Prima e os inseticidas Avatar, Demarcor, Lannate e Premio.

Essas lavouras foram monitoradas, durante toda a safra, não só pelos engenheiros agrônomos da DU PONT, bem como por auditores independentes.

História

Este tipo de metodologia utilizada pela DUPONT, é um processo de ensino-aprendizagem introduzido pela Extensão Rural Brasileira desde os idos de 1945,quando o Governo Americano com a participação do Governo de Minas Gerais, fundaram nesse estado a ACAR-MG( Associação de Credito e Assistência Rural de Minas Gerais, atualmente, EMATER MG.

Estes concursos de produtividade foram, a grosso modo, responsáveis pelas inovações tecnológicas introduzidas na agricultura nacional,principalmente, naquela época, quando a difusão de conhecimento tecnológicos apresentavam barreiras sérias a serem transpostas.Este tipo de método, pela suas características pedagógicas, como simplicidade, possibilidade de visualização e observação/acompanhamento de todo seu processo operacional facilita a compreensão e a verificação dos resultados pelos produtores, estimulando-os a sua adoção num menor espaço de tempo. Em outras palavras, permiti-lhes perceber uma relação custo/benefício favorável, além de facilitar-lhes criar as habilidades/competências necessárias a sua utilização.

Classificação Final

Estes foram os produtores de soja classificados segundo sua região:

Torre Cerrado

1º lugar: Eduardo Basso Valim – Sidrolandia ( MS)
- Produtividade: 93,43 kg/ha
2º lugar: Mario Jose Possamai- Canarana (MS)
- Produtividade: 90.68 kg/ha
3º lugar: Elton Zanella – Camos de Julio (MS)
- Produtividade: 83,33kg/há
4º lugar: Maria G. Fries e Filhos- Mineiros (GO)
- Produtividade:82.33kg/ha
5º lugar: Dirceu Montani – São Desidério ( BA)
- Produtividade: 81,33 kg/ha
6º lugar: Leivandro Fritzen – Guibes ( PI)
- Produtividade: 77,73kg/ha
7º lugar: Deorgenes Fredy Rame – Itaúba ( MT)
- Produtividade: 77,67kg/ha

Torre Leste

1º lugar: Alexandre Seitz – Guarapuava – PR
- Produtividade: 109;31kg/ha
2º lugar: Walter Paini – PR
- Produtividade: 99,00/kg/ha
3º lugar: Rogerio Ferreira Pacheco – Carazinho- RS
- Produtividade; 94,47kg/ha
4º lugar: Massaru Hachiya – Bonfinoplis de Minas –MG
- Produtividade: 89,07kh/ha
5º lugar: Oswaldo Corso- Iguatama – MG
- Produtividade; 88,81kg/ha
6º lugar: Mauricio Liscio Lisauskas- Itapeva- SP
- Produtividade: 80,94kg/ha

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias