Publicado em: 15/05/2015 às 09:10hs
O programa DuPont Colheita Farta TV que vai ao ar pelo Canal Rural, neste sábado, 16, revelará o empreendedorismo e o sucesso dos produtores de soja de Goiás, Ronaldo Barbosa e Rubens Prudente.
Na fazenda do engenheiro agrônomo Ronaldo Barbosa, em Santa Helena de Goiás, a colheita já foi concluída e rendeu 58 sacas/ha. Para conseguir essa produtividade, o sojicultor contou à reportagem qual o manejo utilizado.
“Na dessecação fizemos a prevenção com o herbicida Classic® e o inseticida Lannate®. Aplicamos ainda o inseticida Premio®, para controlar a planta já desenvolvida e o fungicida Aproach® Prima, para não ver a ferrugem asiática”, explica Barbosa.
Em Acreúna, o também engenheiro agrônomo Rubens Prudente semeou 15 mil hectares de soja. Sua produtividade foi de 52 sacas/ha. “Fizemos o tratamento da semente com o inseticida Dermacor® e a soja brotou sem interferências. Depois aplicamos outro inseticida, o Premio®, contra as lagartas e também o fungicida Aproach® Prima, para controlar a ferrugem”, ressalta Prudente.
Insumos de ponta - Aproach® Prima é considerado um insumo de alta performance na prevenção da ferrugem asiática. A utilização desse fungicida contribui para o máximo potencial produtivo da cultura, de acordo com André Moraes, líder de marketing da DuPont para o Brasil.
De acordo com Moraes, Classic®, por ser um produto seletivo, pode ser aplicado no pré-plantio - para o produtor iniciar o plantio livre da matocompetição - ou na emergência da soja. O herbicida figura entre as soluções mais eficientes do mercado no controle de invasoras de folhas largas, tanto na lavoura convencional como transgênica.
Premio®, acrescenta André Moraes, é um inseticida indicado para a fase vegetativa, na qual a planta se encontra em pleno estágio de crescimento. Com sua sistemicidade, Premio® transloca por toda a planta, protegendo a cultura contra um amplo espectro de lagartas, por um longo período, contribuindo para que a cultura entre na fase reprodutiva livre de lagartas.
Moraes destaca ainda que o inseticida Dermacor® tem se mostrado altamente efetivo no tratamento de sementes contra a ação da Helicoverpa já na fase inicial da planta de soja. “A tecnologia proporciona excelente manutenção do estande da cultura e protege com eficácia a semente”.
Outro item importante da linha DuPont para o manejo da soja, o inseticida Lannate® vem sendo usado há mais de 30 anos. Para André Moraes essa longevidade decorre dos resultados consistentes que a tecnologia transfere ao agricultor no controle de lagartas a partir do pré-plantio ou dessecação.
DuPont Colheita Farta TV é reprisado aos sábados, às 13h30 e domingos, 9h00.
Fonte: Assessoria de Imprensa DuPont Proteção de Cultivos/Brasil
◄ Leia outras notícias