Publicado em: 05/03/2014 às 17:30hs
O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) registrou 1.059 inscrições no Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja - Safra 2013/2014, concurso que já se consagrou como uma das maiores referências nacionais de estimulo à produtividade da soja no Brasil.
'A cada ano o Desafio conquista mais abrangência com o engajamento de produtores de diversos Estados. Além disso, devido aos campeonatos municipais, conseguimos atrair mais participantes por município: 57 têm cinco ou mais inscritos na competição', celebra Orlando Martins, presidente do CESB. 'Com esta iniciativa, o Comitê pretende incentivar os sojicultores a utilizarem a criatividade e inovarem nas técnicas de plantio, a fim de que outras práticas sejam descobertas e contribuam para o aumento da produtividade de soja.'
Com o término do período das inscrições, o Comitê acompanhará as plantações de soja dos participantes do Desafio, atendendo solicitações e respondendo a dúvidas. Todo o produtor inscrito indicará um inspetor de colheita para que ele valide os registros. Os produtores que tiverem a previsão de colher mais de 90 sacas por hectare devem entrar em contato com o CESB para solicitar a presença de um auditor oficial.
O Desafio divulgará e contemplará os campeões municipais (produtor e consultor técnico) ao término da colheita, após o dia 15 de maio, quando se encerra o Desafio. Os vencedores das demais categorias, que seguem abaixo, serão conhecidos e homenageados em junho, provavelmente em uma celebração no Ministério da Agricultura, em Brasília:
- Soja Irrigada: Campeão Nacional
- Soja não irrigada: um campeão do Sul; um campeão do Sudeste; um campeão do Centro-Oeste e um campeão do Norte/Nordeste (um deles será também consagrado como Campeão Nacional).
- Soja irrigada e não irrigada: um campeão para cada Estado com inscrições no Desafio.
O Campeão Nacional de soja irrigada e os quatro campeões regionais de soja não irrigada receberão também, como prêmio, uma viagem técnica aos Estados Unidos, que acontecerá de 2 a 10 de agosto de 2014, na qual visitarão culturas de soja de alta produtividade, centros de pesquisas e universidades. Todos os participantes do Desafio receberão um certificado do CESB, e os ganhadores de todas as categorias passarão a ser reconhecidos em seus municípios e Estados como referências em produtividade de soja no País.
Atualmente, o CESB é composto por 17 Membros e oito entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Arysta, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem e Instituto Phytus.
Fonte: Imprensa CESB
◄ Leia outras notícias