Soja

Custo da soja cai mas continua oneroso em Mato Grosso

O custo de produção da safra 15/16 em abril mostrou-se menos oneroso para o produtor que o custo de março, mas continua sendo o maior da história


Publicado em: 20/05/2015 às 16:00hs

Custo da soja cai mas continua oneroso em Mato Grosso

É o que aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no boletim divulgado ontem. Entretanto, é destacando tomando no mês com base “o custo de produção ponderado da safra 14/15 e a média de maio do preço da paridade de exportação para mar/15, o produtor necessitaria de 32,6 sc/ha para cobrir o custo com os insumos, na safra 15/16, utilizando as mesmas variáveis, o gasto seria de 34,8 sc/ha”.

Segundo o Instituto, “percebe-se que mesmo a paridade para mar-16 estando superior à de mar-15, o alto custo torna a relação de troca maior na próxima safra. Assim, focar em uma boa produtividade para a próxima temporada será primordial, pois os preços estão amenizando atualmente a elevação do custo por causa do dólar, variável esta volátil demais para servir de esteio a menos que se faça a sua fixação. Além disso, as cotações internacionais podem sofrer nova pressão pela expectativa de boa safra nos EUA”.

No mercado, o Imea frisou “a soja sofreu forte desvalorização no mercado interno na última semana, fechando com cotação média de R$ 51,29/sc. A baixa deve-se à queda do dólar e dos preços internacionais”. Já em relação as contratos na CBOT, é destacado que “desvalorizaram consideravelmente na última semana. O recuo deve-se, principalmente, ao bom avanço da semeadura da oleaginosa nos EUA”.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

◄ Leia outras notícias