Soja

Corteva Agriscience Lança LumiTreo™: Fungicida Inovador para Tratamento de Sementes de Soja

Novo produto promete melhorar o controle de doenças iniciais e otimizar o potencial produtivo das lavouras brasileiras na safra 2024/25


Publicado em: 19/08/2024 às 07:00hs

Corteva Agriscience Lança LumiTreo™: Fungicida Inovador para Tratamento de Sementes de Soja

A Corteva Agriscience, referência global em soluções para o agronegócio, amplia seu portfólio no Brasil com o lançamento do LumiTreo™, um fungicida avançado para tratamento de sementes. Esta inovação chega para enfrentar o complexo de doenças iniciais que afetam a soja, como podridão, tombamento e murchamento, oferecendo uma ferramenta eficaz para maximizar o potencial das cultivares desde o início do ciclo.

LumiTreo™ combina a expertise da Corteva em tecnologia de sementes com a confiabilidade que caracteriza a empresa. De acordo com Diego Rorrato, Líder de Produto de Tratamento de Sementes da Corteva para o Brasil e Paraguai, “Com processos de desenvolvimento avançados e rigorosos testes, LumiTreo™ reforça o trabalho do agricultor brasileiro e aumenta a produtividade de sua lavoura ao proteger o bem mais precioso: a semente. O produto possui um amplo espectro de controle, é isento de fitotoxidade e ajuda a preservar a reserva inicial das plantas de soja.”

Os testes de eficácia foram realizados no Centro de Tecnologia para Tratamento de Sementes (CSAT) da Corteva, localizado em Formosa, Goiás, o primeiro da empresa na América Latina e o segundo no mundo. Este centro oferece conhecimentos e serviços que potencializam a produção e investimento dos multiplicadores, marcas internas e produtores.

A fórmula inovadora do LumiTreo™ contém três ingredientes ativos: oxatiapiprolina, picoxistrobina e ipconazol. Destacam-se entre esses os dois primeiros, inéditos no tratamento de sementes de soja. A tecnologia de combinação desses ativos torna o produto uma ferramenta robusta e eficaz para o manejo da resistência. “A formulação promove a manutenção das características intrínsecas das sementes, favorecendo o estabelecimento do estande e, por conseguinte, um maior potencial produtivo”, explica Rorrato, salientando que a produtividade também depende de fatores como clima, solo e manejo.

LumiTreo™ atua contra cinco doenças da soja: podridão radicular e tombamento (Rhizoctonia solani); podridão vermelha da raiz (Fusarium pallidoroseum); antracnose transmitida por sementes (Colletotrichum truncatum); podridão seca e fungo típico de sementes (Phomopsis sojae); e podridão radicular causada por fitóftora e oomiceto (Phytophthora sojae).

O modo de ação do produto envolve a absorção pela semente, que é então translocada pelo sistema radicular e pela parte aérea das plantas durante os primeiros estágios de desenvolvimento. Recomenda-se seguir rigorosamente as instruções da bula para obter os melhores resultados. LumiTreo™ já está registrado nos Estados Unidos e Canadá.

Nos últimos cinco anos, durante o processo de pesquisa e desenvolvimento, LumiTreo™ foi testado em 15 regiões do Brasil. Os ensaios demonstraram que o produto melhora o vigor das plantas, com efeitos positivos já observados a partir do florescimento.

O fungicida foi aprovado pelas agências reguladoras federais no Brasil e por várias estaduais, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Rondônia, Roraima, Alagoas, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Paraíba, estando em processo de aprovação nos demais estados onde será comercializado.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias