Publicado em: 26/09/2014 às 08:20hs
Com previsão de safra recorde e com maior volume de área a ser semeada, os produtores cooperados da Copacol já estão a campo realizando a semeadura da soja, que nesta safra vão plantar aproximadamente 118 mil hectares do grão. A chuva do último final de semana trouxe a umidade necessária e esta semana começou com as máquinas a campo. O aumento na área de soja se dá justamente no momento em cai o cultivo da cultura do milho na região que nesta safra fica na faixa de 2,5 mil hectares.
Semeadura - O produtor João Marcos de Souza de IV Centenário, que com os irmãos cultiva 800 alqueires, já está com as máquinas a campo fazendo a semeadura. Segundo ele, diante do correto manejo de solo e ervas daninhas, além da previsão de boas condições climáticas durante o ciclo da cultura, a expectativa é de uma boa produtividade. “O preço que não atravessa um bom momento, mas antes temos que fazer a nossa parte que é produzir, depois esperar que o mercado nos recompense com preços justos por aquilo que fizemos”, diz o sojicultor.
Grande safra - De acordo com o engenheiro agrônomo Fernando Fávero, com aumento na área de plantio, tem se a expectativa de uma grande safra e diante da proposta do Projeto 160/2015, espera-se que a média de produção possa passar dos 160 sacas por alqueire, que se confirmar, será uma produção recorde na área de atuação da cooperativa.
Alerta - Fernando alerta os produtores para a previsão de grandes volumes de chuvas para os próximos dias, que segundo ele pode causar problemas de germinação. “A época ideal de plantio para os materiais que temos, será no início de outubro, por isso não há motivação de preocupação, temos ainda alguns dias para fazer a semeadura”, explica o agrônomo.
Fonte: Imprensa Copacol
◄ Leia outras notícias