Soja

Consultorias revisam projeção para colheita de soja no Brasil

Trabalhos de retirada da oleaginosa dos campos está na reta final no Brasil, que neste ano teve potencial produtivo comprometido por estiagens no Paraná, Goiás e em estados do Centro-Norte


Publicado em: 09/05/2014 às 12:40hs

Consultorias revisam projeção para colheita de soja no Brasil

Nesta semana, consultorias privadas estrangeiras que atuam no Brasil lançaram novas estimativas para a produção nacional de soja. Para a Informa Economics FNP, a colheita do país alcançará 87,4 milhões de toneladas. O número atual está 650 mil toneladas acima do divulgado anteriormente. Em relação ao resultado do ciclo passado, o volume é 5,9 milhões de toneladas maior. “O aumento na estimativa deve-se a ajustes na produtividade da soja em alguns estados brasileiros, como Maranhão, Tocantins e Rio Grande do Sul”, justificou a empresa em nota. Já a INTL FC Stone preferiu manter seu número de abril em 87,6 milhões de toneladas.

No mês passado, a Expedição Safra Gazeta do Povo estimou a produção brasileira em 87,1 milhões de toneladas, 6% acima do registrado no ciclo 2012/13. O levantamento realizado por técnicos e jornalistas contemplou viagens aos 14 principais estados produtores do país por duas vezes ao longo do ano, no plantio e na colheita.

Ministro otimista

Em entrevista a um grupo de jornalistas, o ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, Neri Geller, se mostrou otimista e ousado ao ser questionado sobre os resultados da temporada. Para ele, a safra de soja deve ficar entre 89 milhões e 90 milhões de toneladas. Um número bem acima dos 86,08 milhões de toneladas estimados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em abril.

A estatal divulga uma nova estimativa na manhã desta quinta-feira (8) às 9h. Apesar da antecipação do ministro, fontes ligadas à Conab não acreditam que haverá grande incremento na projeção oficial.

Fonte: Gazeta do Povo

◄ Leia outras notícias