Publicado em: 19/03/2015 às 10:40hs
Segundo circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores da oleaginosa no estado (Aprosoja/MS), dos 2,3 milhões de hectares cultivados com o grão neste ciclo, 87,2% já foram colhidos até o dia 13 de março.
O Siga aponta que as chuvas que ocorreram durante a semana passada atrapalharam a evolução da colheita do estado. Em alguns municípios, como Caarapó, por exemplo, os produtores foram obrigados a suspender os trabalhos por até oito dias esperando a melhoria das condições de tempo para recolocar as colheitadeiras no campo.
Em comparação com a safra passada, a circular aponta que a temporada atual apresenta um atraso de 11,1%. Neste mesmo período do ciclo anterior, 98,3% das lavouras já haviam sido colhidas em Mato Grosso do Sul.
Quanto a este ciclo, os técnicos do Siga ressaltam que a colheita segue mais acelerada nas regiões sudeste e sudoeste, onde municípios como Vicentina, Laguna Caarapã e Fátima do Sul já concluíram o procedimento em 98% das áreas.
Em contrapartida, o trabalho segue em ritmo menor nas regiões central e norte de Mato Grosso do Sul. Nestas regiões, produtores de Paraíso das Águas e Jaraguari haviam colhido até o dia 13, apenas metade da área cultivada.
Fonte: Agrodebate
◄ Leia outras notícias