Soja

Colheita de soja no Mato Grosso supera 10% da área plantada

A colheita de soja no Mato Grosso, o maior estado produtor da commodity no País, avançou na última semana para 10,6% da área recorde de 8,3 milhões de hectares, de acordo com o último relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea)


Publicado em: 03/02/2014 às 11:30hs

Colheita de soja no Mato Grosso supera 10% da área plantada

Os trabalhos de colheita avançaram quase cinco pontos percentuais em relação ao índice registrado na semana passada, mas ainda continuam ligeiramente atrás do total colhido no mesmo período do ano passado, quando a colheita estava em 11,4% da área plantada.

Considerando o total colhido até agora, é possível dizer que os produtores colheram pouco mais de 2,5 milhões de toneladas de soja, de uma safra recorde esperada em 25,7 milhões de toneladas, considerando uma produtividade média de mais de 51 sacas por hectare. Neste início de colheita, produtores estão relatando altas produtividades no estado.

O bom resultado das lavouras de soja de Mato Grosso deve garantir uma produção recorde acima de 90 milhões de toneladas ao Brasil nesta safra, apesar de problemas pontuais em algumas outras regiões produtoras do País, apontam as avaliações preliminares.

Plantio lento de milho

A colheita da oleaginosa tem dado espaço ao plantio de milho, mas o ritmo de semeadura do grão está mais lento que no ano passado. Também de acordo com o Imea, o plantio do cereal avançou nas últimas duas semanas 7,8% sobre a área em que se deve plantar toda a safra de milho. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o avanço está 2,5 pontos percentuais menor. Foram plantados 3,2 milhões de hectares até o último dia 30.

Na semana passada, o Imea revisou para baixo a estimativa de área a ser plantada com o cereal para 3,24 milhões de hectares no estado - 7 mil hectares a menos ante o levantamento anterior do instituto. Os dados de avanço da semeadura já consideram essa nova estimativa.

A área mais avançada é o oeste do Mato Grosso, que abrange cidades como Sapezal e Campo Novo do Parecis, onde 14,9% da área estimada para o cultivo do cereal já foi semeada.

Já o plantio de algodão, que também é realizado logo na sequência da colheita de soja, está mais avançado que no ano passado. Até 30 de janeiro, foram semeados 74,5% da área projetada para a lavoura da pluma, o que significa 1,5 ponto percentual a mais do que o mesmo período de 2013. Em uma semana, a semeadura cresceu 12,3 pontos percentuais. O plantio estava mais lento até então por causa das chuvas no estado.

Desde o início de dezembro até o fim de janeiro, já foram plantados 582 mil hectares com algodão, de acordo com dados do instituto.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias