Publicado em: 07/10/2013 às 12:00hs
O posicionamento é do presidente do Sindicato Rural local, Laércio Lenz, que acredita na intensificação da semeadura até dia 10, com conclusão até final do mês. “Na minha propriedade por exemplo, não choveu, mas em outras sim. Quem iniciou o plantio deve continuar, agora quem não o fez, vai esperar”, afirmou ao Só Notícias/Agronotícias.
Laércio afirmou que área de cultivo na cidade permanece praticamente a mesma do último ciclo, aproximadamente 610 mil hectares. “É que não há mais para onde se expandir, então, a tendência é que continue assim nos próximos anos”, explicou. Ainda não estimativa para produção na cidade, no entanto, em toda região Norte, onde está localizada, a produtividade projetada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) é de 619,5 mil toneladas.
No estado, de acordo com o Imea, o plantio da soja em Mato Grosso já está 1 ponto percentual (p.p.) atraso em relação à última safra. A evolução na semana passada foi de 0,5 p.p. correspondente a 0,8% da área projetada em 8 milhões de hectares (sendo previstas 25,5 milhões de toneladas). A região Oeste é a mais adiantada, com cerca de 2,2% da área semeada, se destacando devido aos volumes maiores de precipitação. A região Nordeste ainda não iniciou a semeadura, já que tradicionalmente chove mais tarde.
No custo de produção da soja nesta safra, o Imea projeta aumento de 27,5 ocasionado pelo acréscimo de insumos, chegando a safra 2013/14 a R$ 2.432,7/ha.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias