Publicado em: 22/02/2013 às 11:10hs
Pelo menos dois desses carregamentos, contendo entre 50 mil e 60 mil toneladas, tinham sido previamente encomendados no Brasil, sendo trocados para origens na costa norte-americana do Golfo, por conta de demoras nos portos brasileiros de até 40 dias, segundo operadores.
O restante inclui compras anteriores do maior importador de soja do mundo, trocadas para embarques na costa do Pacífico dos EUA, uma rota mais curta entre os Estados Unidos e a Ásia. Alguns carregamentos podem ser novas compras também, segundo as fontes, que preferem ficar no anonimato.
As filas de navios nos dois maiores portos de grãos do Brasil, Santos e Paranaguá, estão grandes para esta época do ano, devido à forte demanda global pela safra velha de milho do Brasil e pela nova safra de soja, segundo dados da SA Commodities.
Além disso, uma greve de trabalhadores portuários prevista para sexta-feira pode aumentar as filas de navios nos portos.
A demanda chinesa pela soja da safra velha dos EUA ajudou a sustentar os preços nesta quinta-feira na bolsa de Chicago.
Exportadores já venderam 34 milhões de toneladas de soja norte-americana para embarque na safra 2012/13 (setembro/agosto), 93 por cento da previsão para toda a temporada feita pelo governo dos EUA.
Os futuros em Chicago subiram para uma máxima de duas semanas, para quase 15 dólares por bushel, nesta quinta-feira.
Fonte: Reuters
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