Soja

China cancela outra compra de soja brasileira, diz Maggi

Importadores chineses decidiram cancelar, pela segunda vez, a compra da soja brasileira alegando quebra de contrato.


Publicado em: 19/04/2013 às 19:00hs

China cancela outra compra de soja brasileira, diz Maggi

O atraso no embarque causado por problemas de infraestrutura no país seria o motivo. A informação foi dada pelo senador e produtor rural Blairo Maggi (PR), que está desde segunda-feira (15) no referido país.

De acordo com publicação do jornal Folha de São Paulo, Maggi e o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja), Glauber Silveira, estiveram reunidos, em Pequim, com representantes do governo e de setores de exportação e importação de alimentos da China. Não foi informado qual volume de compra cancelada mas que envolveria "vários navios".

O senador aponta que um dos compradores decidiu cancelar a aquisição apontou ter sido obrigado a fechar a processadora depois do atraso de 65 dias no embarque da oleaginosa no porto de Santos (SP).  Os chineses também teriam afirmado que os entraves no envio do produto poderão fazer com que troquem a soja brasileira pela produzida nos Estados Unidos.

Em nota, o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Carlos Fávaro, destacou que estes cancelamentos continuarão ocorrendo enquanto não forem solucionados os gargalos brasileiros na produção de grãos. “Precisamos resolver a questão da logística e da infraestrutura deste país. A produção precisa ser escoada de forma eficiente para que não haja fatos como estes. Os chineses têm motivo para rescindir os contratos, pois estamos atrasando a entrega e descumprindo contratos”, afirmou.

Em março, conforme Só Notícias/Agronotícias informaram, a Sunrise (maior empresa chinesa compradora de soja) anunciou o cancelamento na compra de quase 2 milhões de toneladas do produto devido ao atraso na entrega.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias