Publicado em: 24/07/2013 às 18:30hs
O alerta é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo o órgão, o produtor pode ter o acesso a algumas políticas agrícolas bloqueados, entre elas o seguro da lavoura e o Programa Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC).
O período do zoneamento agrícola de riscos climáticos para a cultura da soja permanece a partir de 1º de outubro para safra 2013/2014, e o alerta - embasado em estudos da Embrapa Agropecuária Oeste, chama atenção para estes prazos. Pesquisadores do órgão governamental realizaram estudos baseados no balanço hídrico sequencial diário de dados.
Os cálculos, que estimam a umidade do solo a partir de dados históricos de 35 anos da estação meteorológica, objetivaram analisar os valores médios de água disponível no solo em três épocas de semeadura: 15 de setembro, 1º de outubro e 15 de outubro.
De acordo com as pesquisas, "a disponibilidade de água no solo da região na semeadura em 15 de setembro não apresentou diferença estatística em relação a 1º de outubro, mas foi inferior a 15 de outubro", diz a Circular Técnica 22, escrita pelos pesquisadores Carlos Ricardo Fietz, Rodrigo Arroyo Garcia, Éder Comunello e Danilton Luiz Flumignan.
A antecipação da semeadura é uma antiga reivindicação do setor produtivo, que vê no ato paliativo uma possibilidade de recuperar prejuízos conseqüentes de fatores climáticos ou mercadológicos.
Conclusão
A conclusão dos estudos também mostra que "em condições de sequeiro, a semeadura de soja em setembro, época que geralmente há menor disponibilidade hídrica, deve ser realizada com muita cautela e somente quando os solos estiverem com condições satisfatórias de umidade".
Fonte: Agro Olhar
◄ Leia outras notícias