Soja

Adapar amplia período de plantio da soja para produção de sementes no Paraná e reforça medidas contra a ferrugem asiática

Extensão do prazo vale para regiões específicas do estado e busca equilibrar a produção de sementes com o controle fitossanitário da ferrugem asiática da soja


Publicado em: 15/01/2026 às 11:30hs

Adapar amplia período de plantio da soja para produção de sementes no Paraná e reforça medidas contra a ferrugem asiática
Nova portaria ajusta calendário de semeadura devido a impactos climáticos

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) publicou, nesta terça-feira (13), uma portaria que amplia o período de plantio da soja no Estado, com foco exclusivo nas áreas destinadas à produção de sementes.

A decisão considera os atrasos provocados por fatores climáticos na safra 2025/2026, que afetaram o ciclo de culturas anteriores — como milho e feijão — e retardaram a liberação das áreas agrícolas para o plantio.

Segundo a Adapar, a medida busca garantir a regularidade na produção de sementes certificadas, um segmento estratégico para o agronegócio paranaense, sem comprometer as práticas de controle fitossanitário já existentes.

Regiões e prazos definidos para o plantio e vazio sanitário

Mesmo com o novo calendário, o vazio sanitário da soja — período obrigatório sem plantas vivas da cultura — permanece inalterado e segue as determinações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O objetivo é evitar a sobrevivência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática, uma das doenças mais severas que afetam a cultura.

As novas datas para o plantio da soja para produção de sementes e os respectivos períodos de vazio sanitário no Paraná ficaram assim estabelecidos:

  • Região 01 (Sul, Leste, Campos Gerais e Litoral)
    • Plantio: 20/09 a 20/01
    • Vazio Sanitário: 21/06 a 19/09
  • Região 02 (Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste)
    • Plantio: 01/09 a 31/12
    • Vazio Sanitário: 02/06 a 31/08
  • Região 03 (Sudoeste)
    • Plantio: 11/09 a 10/01
    • Vazio Sanitário: 12/06 a 10/09
Critérios obrigatórios para o plantio e fiscalização

A portaria determina que os produtores habilitados para o plantio de sementes devem cumprir requisitos técnicos e administrativos. Entre as exigências estão:

Atender às normas do Mapa sobre produção de sementes;

  • Comunicar previamente à Adapar o local do cultivo, com antecedência mínima de cinco dias da semeadura;
  • Concluir a colheita ou eliminar a lavoura antes do início do vazio sanitário na região;
  • Preencher o formulário oficial obrigatório da agência.

O diretor-presidente da Adapar, Otamir Martins, destacou que o Paraná é um dos maiores produtores de sementes do país e que as ações de fiscalização já estão sendo programadas.

“O cadastro das empresas está em andamento. A partir daí, será iniciado o processo de fiscalização da produção de sementes, com acompanhamento técnico e inspeções aleatórias”, afirmou Martins.

As fiscalizações e monitoramentos serão realizadas pelos fiscais de defesa agropecuária da Adapar, em parceria com os responsáveis técnicos de cooperativas e casas agropecuárias, garantindo o cumprimento das normas estaduais e federais.

Medida reforça combate à ferrugem asiática e sustentabilidade da produção

De acordo com Paulo Brandão, chefe do Departamento de Sanidade Vegetal da Adapar, a ferrugem asiática é um problema recorrente e deve ser tratada como parte do manejo fitossanitário contínuo.

“O vazio sanitário é essencial e deve ser adotado por todos os agricultores, sem exceções. Ele não pode ser inferior a 90 dias consecutivos e deve respeitar as datas já estabelecidas”, explicou Brandão.

A Adapar ressaltou que a ampliação do período de plantio está alinhada às diretrizes do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja e contribui para o uso mais racional de fungicidas, fortalecendo a sustentabilidade da produção agrícola paranaense.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --